Cultura

Centro Cultural Usiminas recebe ‘Saudade de Mim’

Divulgação

IPATINGA – A carioca Focus Cia. de Dança, uma das principais da cena atual brasileira, comemora 15 anos de trabalho mostrando um panorama de sua produção ao longo desta década e meia de coreografias. Com o patrocínio da Petrobras, a turnê comemorativa fará uma passagem por Ipatinga, com o espetáculo “Saudade de Mim”, no Teatro do Centro Cultural Usiminas, nos dias 7 e 8 de setembro, em três apresentações, com entrada gratuita.

No feriado de 7 de setembro, a companhia se apresenta às 20:00h. No dia seguinte, o espetáculo será apresentado dentro da programação da 2ª Feira de Turismo do Vale do Aço, às 11h15 e às 20h. O espetáculo, que une Cândido Portinari e Chico Buarque, inicia com os acordes de “Construção” levando para cena a vida de Pedro, Maria, Bárbara, Juca, Nina, entre outros personagens, que vêm de músicas distintas de Chico, e aqui se relacionam. Todos também habitam telas e ambientes criados por Portinari. Entre o onírico e o real, a história traz dores, amores, triângulos amorosos, indo e voltando através de referências a Chico e Portinari.

DIVISOR DE ÁGUAS
O espetáculo é dirigido por Alex Neoral, diretor da Focus Cia de Dança, que tem 21 anos de trajetória profissional e hoje dirige a Comissão de Frente da Unidos da Tijuca.
Para Alex Neoral, que está em cena também ao lado de Carol Pires, Clarice Silva, Cosme Gregory, Felipe Padilha, Gabriela Leite, Marcio Jahú e Mônica Burity, “Saudade de Mim” é um divisor de águas na trajetória da Focus. “A ideia não é reproduzir artes já existentes, mas, a partir da fusão de artes distintas, resultar em um espetáculo de dança contemporânea afetado pelas obras destes dois artistas”, destaca Alex Neoral.

Que ninguém espere referências diretas entre músicas e telas. Ao longo da narrativa canções como “Olha Maria”, “Trocando em miúdos” e “Valsinha" surgem na voz de Chico Buarque. De muitas formas, pinturas históricas como “O espantalho”, “Casamento na roça" e “O mestiço" de Cândido Portinari, se impõem na narrativa.
Para dar corpo a “Saudade de Mim”, o preparo da Focus Cia. de Dança incluiu aulas de interpretação com o ator Reiner Tenente, além da preparação vocal com Felipe Habib, que também assina a direção musical e criação de arranjos e canções, todas inspiradas em Chico Buarque, que completam a obra.


SERVIÇO

Saudade de Mim
Data: 7/9 e 8/9
Horários: 7/9 – 20h | 8/9 – 11h15 e 20h
Local: Teatro do Centro Cultural Usiminas
Entrada franca, com retirada de ingresso na bilheteria
Mais informações: 3822-3031

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com