Cultura

Centro Cultural Usiminas recebe curso de Libras

Abertas as inscrições do curso em parceria com Centro de Formação de Intérpretes e Instrutores de Libras – Visual Libras

IPATINGA – Com o objetivo de promover mais inclusão em suas atividades, o Instituto Usiminas formalizou neste ano uma parceria com a Associação dos Surdos de Ipatinga (Asipa). Agora todas as atividades realizadas no Centro Cultural Usiminas e Teatro Zélia Olguin vão ter tradução em Libras (Língua Brasileira de Sinais) para deficientes auditivos. Além disso, o Instituto Usiminas vai receber um curso de formação em linguagem de libras, realizado pelo Centro de Formação de Intérpretes e Instrutores de Libras – Visual Libras, em parceria com a Fadivale.

Estão abertas as inscrições para o Curso de Extensão em Formação do Tradutor e Intérprete de Libras – TILS, que será realizado de maio deste ano a novembro de 2020. O curso vai contemplar três faixas: básico (9 meses), intermediário (5 meses) e avançado (6 meses).  As aulas serão ministradas no Centro Cultural Usiminas, aos sábados, com turmas pela manhã e tarde.

O público-alvo são intérpretes, tradutores, professores, pedagogos, profissionais liberais e todos os interessados na Língua Brasileira de Sinais. O certificado do curso tem o reconhecimento do MEC (Ministério da Educação).  A Língua Brasileira de Sinais – Libras é a segunda língua falada no Brasil e já obteve o reconhecimento oficial pela Lei 10.436/2002. Atualmente há leis em vigor que regulamentam a profissão e determinam a formação desse profissional.

ACESSIBILIDADE

A diretora do Instituto Usiminas, Penélope Portugal, enfatiza que a parceria para ampliar o público atendido nos espaços culturais Usiminas é uma forma de democratizar ainda mais o acesso à arte e promover inclusão social. “O Instituto Usiminas realiza várias ações de responsabilidade social nas comunidades onde a Usiminas atua e, para nós, é motivo de alegria poder atender nosso público com a tradução e interpretação em libras. O curso aqui ministrado também é uma ótima oportunidade de formação de novos públicos”, afirma.

A presidente da Asipa, Golda Damasceno, comemora a ampliação do atendimento nos espaços. “Estou feliz com a acessibilidade proporcionada pelo Instituto Usiminas em seus espaços, visto que antes a comunidade surda não tinha este apoio da presença do Tradutor Intérprete de Língua de Sinais – TILS. Agradeço a todos e que em 2019 possamos participar de todos os eventos que serão apresentados”, declara.

SERVIÇO

4 de maio a novembro/2020

Curso de Extensão em Formação do Tradutor e Intérprete de Libras  – TILS

Local: Centro Cultural Usiminas

Horários: turmas – 8h às 11h40 | 13h30 às 17h10

Investimento: Básico (9 meses) – 9x R$ 215 | Intermediário (5 meses) – 5x 215 | Avançado (6 meses) – 6 x R$ 215

Mais informações: (33) 3278-4518

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com