Cidades

Cenibra e Consep 1 tentam evitar que região perca CSE

IPATINGA – Diretores do Conselho de Segurança Púbica do Centro de Ipatinga, estiveram na quinta-feira (7), na sede do Incra, em Belo Horizonte, discutindo com técnicos do órgão e do Instituto Cenibra a situação do terreno doado pela empresa para construção do Centro Socieducativo (CSE) para o Vale do Aço. Pendências burocráticas impediram a concretização do processo de transferência do imóvel de 20 mil m², localizado na Fazenda Horto Mesquita, para o Governo do Estado e o Incra/MG havia arquivado o processo de regularização do terreno.
No final do mês passado, o Consep 1 conseguiu desarquivar a documentação, mas os dirigentes têm receio de que os recursos superiores a R$ 11 milhões, reservados no orçamento estadual 2014 para edificar o espaço que abrigará menores infratores, sejam perdidos. Ficou deliberado que uma comissão da Cenibra, Associação dos Municípios do Vale do Aço (AMVA), Consep 1 e Câmara Municipal de Ipatinga, atuarão em conjunto para agilizar o novo processo. “A Câmara considera inadmissível perder este benefício. O presidente da Câmara, Ley do Trânsito, determinou todo o empenho junto à comissão”, observou Breno Brandão, assessor da CMI.

INTERESSE SOCIAL
No encontro, a chefe da Divisão de Ordenamento da Estrutura Fundiária, Rosário Dehon César Mota e a fiscal de Cadastro e Tributação, Ester da Terra Costa Marques, apontaram cada uma das pendências e os passos para sanar os problemas. “A área onde se localiza o terreno doado é muito grande e tem várias matrículas, o que dificulta a solução imediata. O interesse social nos levou ao desarquivamento do processo, mas, agora, é preciso agilizar a papelada nos cartórios de registro de imóveis da comarca envolvida. Há disposição do Incra de ajudar a resolver o problema”, assegurou Rosário.
A reunião para apresentação do Plano de Ação acontecerá na sede da fábrica, em Belo Oriente, ainda esta semana, com a presença do analista de Relações Institucionais da Cenibra, Laudenir Moura, advogado Vicente Carvalho e técnicos em planejamento florestal Emanuel Machado e Elson Birindiba. Também participam das discussões o presidente do Consep 1, Gerson Paulino, o consultor em comunicação da AMVA, Joel Souto e o diretor regional da Sedese/MG, Edinho Ferramenta. “A Cenibra não medirá esforços para ver este centro socioeducativo construído”, arrematou Laudenir.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com