Cidades

Cemig lança campanha sobre segurança em período chuvoso

Segundo a Cemig, em Minas Gerais, no ano passado, 182 pessoas se acidentaram por contato com a rede elétrica (Crédito: Divulgação Cemig)


BH –
Está sendo divulgada, a partir desta semana, a nova Campanha de Segurança com a População com foco na prevenção de acidentes durante o período chuvoso, uma iniciativa da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig). Em Minas Gerais, no ano passado, 182 pessoas se acidentaram por contato com a rede elétrica.

Na campanha, são abordados temas como segurança em podas de árvores, na construção civil, cuidados durante a instalação de luzes de Natal, atenção com equipamentos eletrônicos em dias chuvosos e objetos próximos à rede (andaimes, vergalhões, antenas, calhas etc). Todas as peças da campanha podem ser conferidas no site da Cemig.

A campanha, que abrange todo o Estado, inclui spots de rádio, mídia em ônibus, metrô e outdoors (somente no interior). “O objetivo é conscientizar a população para o uso seguro da energia elétrica e sua responsabilidade na prevenção dos acidentes”, afirma o gerente de Segurança do Trabalho, Saúde e Bem-Estar da Cemig, João José Magalhães.

ACIDENTES
Segundo dados da Cemig, em Minas Gerais, enquanto o número de acidentes na construção civil caiu no ano passado em relação a 2010 – de 45 para 39 acidentados -, foi notado um aumento de vítimas por causa de furto de materiais e de energia, de uma para três em 2011, e, por causa de execução de serviços rurais, que passou de quatro para oito em 2011.

“Entre os diversos tipos de ocorrências registradas em 2011 em Minas, a construção e manutenção predial lideram o ranking, seguidas do furto de materiais e energia, instalação de antena de TV/rádio e obra em via pública”, destaca o gerente.

CONFIRA AS DICAS DE PREVENÇÃO DA CEMIG

FIOS PARTIDOS: ao encontrar um fio partido, não se aproxime e afaste as pessoas do local. Ligue imediatamente para o 116 e chame a Cemig. Um fio partido caído ao chão pode estar energizado, e somente a Empresa ou seu pessoal autorizado poderá removê-lo com segurança.

MANUSEIO DE CALHAS: ao instalar, limpar ou dar manutenção em calhas, fique atento e não deixe que a calha se aproxime ou encoste na rede elétrica.

ANTENA DE TV
: instalar antena perto da rede elétrica é perigoso. Para instalar ou consertar antenas, escolha um local longe dos fios da rede elétrica e espere o tempo ficar bom. Se a antena cair, não tente segurá-la ou recuperá-la. Para evitar acidentes, consulte sempre um profissional qualificado.

PODAS DE ÁRVORES: a campanha enfatiza que as podas devem ser feitas somente por profissionais especializados e pede à população que não se arrisque executando este serviço.

CONSTRUÇÃO CIVIL: construir ou reformar perto da rede elétrica é perigoso. Nunca monte andaimes, coloque vergalhões, barras de ferro, arames e outros materiais próximos da rede elétrica na hora de construir ou reformar. Para evitar acidentes, consulte sempre um profissional capacitado.

ILUMINAÇÃO DE NATAL: nunca instale luzes de natal em árvores, postes, padrões de energia ou em locais próximos à rede elétrica, pois isso poderá causar graves acidentes. E atenção às crianças: nesta época, geralmente as luzes especiais são ligadas somente à noite, mas a curiosidade faz com que elas queiram ligar as lâmpadas sozinhas a qualquer momento, o que pode causar acidentes.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com