Cidades

Cefet inicia implantação de seu canteiro de obras

Previsão é de que as obras sejam concluídas no período de 14 a 18 meses

TIMÓTEO – Homens e máquinas iniciaram nesta quarta-feira (20) as instalações do canteiro das obras de ampliação do polo educacional do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet). A construção será no espaço da antiga Secretaria de Obras, na rua 1º de Janeiro, Centro Norte, onde já funciona um curso de graduação do Cefet e vai abrigar as novas instalações com todos os cursos da escola. A previsão é de que sejam concluídas no período de 14 a 18 meses.

Para a ampliação, o governo federal, através de emenda do deputado Gabriel Guimarães (PT), vai investir cerca de R$ 10 milhões. A contrapartida do município é a doação da área de aproximadamente 22 mil m2. Com os recursos serão construídas salas de aula, laboratórios, novas grades, nova portaria e uma pista de caminhada, que servirá para integrar a comunidade ao centro educacional.

PRÉDIOS
O prefeito de Timóteo Keisson Drumond (PT) lembrou também que a instalação definitiva do Cefet no local faz cumprir o papel histórico daquelas instalações, onde funcionava pioneiramente o centro de formação profissional (antigo Senai) da Acesita. E adiantou que o atual prédio onde funcionam os cursos técnicos do Cefet será reintegrado pelo município para a implantação de programas educacionais.

CURSOS
A ampliação das instalações do Cefet é apenas um primeiro passo para o crescimento da instituição na cidade. A escola terá um novo bloco de salas de aulas e laboratórios para abrigar os atuais 650 alunos. Segundo o diretor do Cefet em Timóteo, Rodrigo Gaiba Oliveira, a limitação hoje para a escola é o espaço físico, o que será resolvido com a ampliação. De acordo com o projeto, serão construídas 13 salas de aulas e 23 laboratórios técnicos, que atenderão os cursos de Metalurgia, Edificações, Computação e Química.

Segundo Gaiba, o Cefet vai contratar, ainda em 2013, um total de 148 professores para todo o Estado, o que aumentará o corpo docente da escola em Timóteo. Isso possibilitará o aumento do número de alunos para pelo menos 850, informou. Ele explicou que todos os quatro cursos serão oferecidos com as opções de serem ensino integrado (ensino médio) ou apenas técnico.

O segundo passo, segundo Rodrigo Gaiba, é a ampliação do número de cursos superiores oferecidos pelo Cefet. A ideia é verticalizar a grade e oferecer também graduações na áreas em que já existem os cursos técnicos: Metalurgia, Engenharia Civil e Engenharia Química. O Cefet em Timóteo é um pólo educacional do setor Metal-Mecânico e pretende aprofundar sua vocação para o fornecimento de mão-de-obra nesse setor.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com