Cidades

Cecília vê momento para avançar na gestão pública

A prefeita de Ipatinga Cecília Ferramenta (PT) anfitrionou representantes de cerca de 35 cidades do Leste

IPATINGA – Com a presença de prefeitos de várias cidades do Vale do Aço e Leste de Minas, empresários, representantes de instituições e da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), além da prefeita Cecília Ferramenta e secretários municipais, Ipatinga sediou nesta quinta-feira (05) uma reunião preparatória para o III Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável (EMDS), que será realizado em abril, em Brasília. Durante o evento, que aconteceu no salão de convenções do Hotel San Diego, no bairro Horto, foram debatidos temas relacionados à sustentabilidade urbana.

EDUCAÇÃO
Na abertura do encontro, a prefeita Cecília Ferramenta destacou a importância dos municípios discutirem juntos os problemas comuns e as experiências exitosas, e citou o exemplo do programa Educação em Tempo Integral, que em Ipatinga saltou de 900 alunos atendidos em 2012 para mais de 7 mil beneficiados até o momento.

“Nesse momento desafiador, em que os municípios passam por tantas dificuldades, é importante trazer a Frente Nacional de Prefeitos aqui em nossa região, para que todos conheçam de perto os problemas que temos enfrentado e também para falarmos de experiências que deram certo, mostrando o que podemos fazer para avançar na gestão pública”, analisou a prefeita.

CIDADES EDUCADORAS
No período da manhã, os participantes acompanharam a palestra “Cidades Educadoras e Desenvolvimento Sustentável – Conceitos e Desafios”, ministrada pela educadora Maria do Pilar Lacerda, que é especialista em Gestão de Sistemas Educacionais. “Cidade sustentável é aquela que pensa e age diferente”, definiu a palestrante, citando exemplos de cidades brasileiras que conseguiram transformar a realidade da educação com projetos e políticas públicas transformadoras.

AGENDA
O assistente técnico da FNP, Ricardo Batista, elogiou a iniciativa da Prefeitura de Ipatinga em articular a reunião preparatória e esclareceu sobre o encontro nacional que vai acontecer em Brasília. “Estamos nos preparando para debater temas importantes relacionados às políticas públicas de incentivo ao empreendedorismo e ao desenvolvimento local sustentável, educação, mobilidade urbana e a qualidade das águas”, enumerou.


A Frente Nacional e a crise brasileira
Atualmente, os problemas enfrentados pelos municípios são agravados pelo momento econômico, que impõe redução nos gastos dos serviços públicos. Em Ipatinga, o desafio se torna ainda maior, uma vez que a crise da siderurgia, iniciada em 2008 e, particularmente, os problemas enfrentados pela Usiminas, impactaram diretamente na economia da cidade. Essa situação faz com que a administração municipal estabeleça parcerias com os demais municípios por meio da Frente Nacional de Prefeitos e busque alternativas para a manutenção da prestação de serviços aos cidadãos.

“Os municípios enfrentam desafios enormes para garantir a manutenção dos repasses junto ao governo federal via articulação da Frente Nacional dos Municípios. A qualificação dos gastos públicos e a busca de alternativas para o desenvolvimento econômico e social das cidades devem ser discutidas permanentemente”, destaca a prefeita de Ipatinga Cecília Ferramenta.

Financiamento
O evento reuniu técnicos dos setores administrativos e financeiros das secretarias de Educação de municípios da região com a equipe do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE. O palestrante Adalberto Domingos da Paz, integrante da Coordenação Nacional de Formação pela Escola (Confe), falou sobre “Políticas Públicas e Financiamento da Educação”.

“É importante aconselharmos os gestores públicos em relação ao financiamento de políticas educacionais, incluindo a assistência técnica e financeira de programas de alimentação e transporte escolar, por exemplo, que são realizados num trabalho de colaboração entre municípios, estados e União”, sinalizou o especialista. “É necessário que tenhamos capacidade técnica para executar com sucesso esses programas, para que seja possível atingir as metas planejadas. Desta maneira, Ipatinga, que se tornou polo do Programa de Formação pela Escola, tem contribuído para nossas ações na região”, completou Adalberto Paz.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com