Cidades

Cecília Ferramenta vence com 61% dos votos válidos

Comemoração do Partido dos Trabalhadores aconteceu no Parque Ipanema   (Crédito: Divulgação)

 

IPATINGA – Terminou sem surpresas a eleição deste domingo, dia 7, em Ipatinga. A candidata do PT, Cecília Ferramenta, foi a grande vitoriosa, com 81.475 votos, o que representa mais de 60% dos votos válidos. Cecília encabeçou a coligação Pra Consertar Ipatinga (PT/PRB/PCdoB/PRTB/PPL/PTdoB/PTN) e teve como vice o Coronel Ramalho, do PRB. A segunda colocada, a deputada Rosângela Reis, do PV, obteve 29.417 votos, ou seja, 22,22% dos votos. A diferença entre as duas candidatas foi de mais de 52 mil votos.
Daniel Cristiano, do PCB, obteve a terceira colocação, com 12,16% dos votos válidos. Foram 16.096 votos. Em quarto lugar, ficou o candidato do PMDB, Jésus Nascimento, com 4,08% da preferência do eleitorado, ou seja, 5.400 o escolheram. Brancos foram 4.175 (2,87%) e nulos 8.819 (6,07%), O índice de abstenção foi de 17,37%, o que corresponde a 30.563 eleitores que não compareceram às urnas.

A CAMPANHA
Cecília Ferramenta, do PT, venceu as prévias realizadas pelo Partido dos Trabalhadores, realizada em dezembro do ano passado. De lá para cá, começou a trabalhar em plenárias sua candidatura e seu plano de governo. Anunciou o nome do vice, Alfredo Ramalho (PRB) em sua convenção partidária, no último dia do prazo permitido pela Justiça Eleitoral.
Sempre na dianteira, Cecília Ferramenta optou por não atacar a adversária direta, a deputada Rosângela Reis. Aliás, Rosângela chegou a conversar com o PT para apoiar Cecília antes de obter a indicação de candidata do Governo do Estado. Contando com o apoio forte do ex-prefeito Chico Ferramenta e com o PT unido em torno de seu nome, Cecília se concentrou nas propostas de governo. Não coloco um cavalete sequer nas ruas. Enfrentou ataques pesados, em relação ao passado do ex-prefeito Chico Ferramenta, como, por exemplo, o fato de ele não ter assumido a Prefeitura em 2008, após ter sido eleito. Por isso, obteve dezenas de direitos de resposta na Justiça.
Por sua vez, a deputada estadual Rosângela Reis (PV) sustentou desde o início que não seria candidata. Negociou seu apoio com o PT. Depois, em uma manobra junto ao Governo do Estado, com a participação do secretário de Estado Alexandre Silveira, acabou se tornando a candidata da frente articulada pela presidente da Câmara, Nardyello Rocha (PSD). Ele acabou desistindo de sua candidatura após a interferência de Silveira. Com isso, a frente acabou perdendo o PMDB.
Desde o início da campanha, Rosângela enfrentou um pesado fardo: desvencilhar-se do pesado fardo de ter contribuído, ao lado de Alexandre Silveira, para o Governo Robson, cujo pífio desempenho gerou a insatisfação da população.
O resultado da revolta contra a aliança que elegeu Robson e queria eleger Rosângela foi visto nas urnas: 52 mil votos de frente para Cecília Ferramenta – cuja vitória foi comemorada no Parque Ipanema.

 

“Vitória foi fruto do sofrimento e reconhecimento do povo”
Ipatinga
– Após deixar a festa do PT no Parque Ipanema, a prefeita eleita Cecília Ferramenta conversou por telefone com o DIÁRIO POPULAR. Ela atribui a vitória expressiva a principalmente dois fatores: o reconhecimento da população ao excelente trabalho realizado pelo Partido dos Trabalhadores nos 12 anos em que Chico Ferramenta governou a cidade e também ao sofrimento da população em virtude do atual estado da cidade. “O povo entendeu que é o PT que tem condição de fazer esse resgate de Ipatinga, combater esse atraso”, resumiu.
Cecília atribuiu ainda à campanha limpa e propositiva o bom resultado nas urnas: “fomos alvo de ataques de todas as formas. Atacaram o Chico Ferramenta ostensivamente, mas não adiantou. O povo entendeu que o projeto do PT é o melhor para a cidade”.
A futura prefeita comentou ainda que a vitória do PT em todos os municípios da Região Metropolitana do Vale do Aço certamente contribuirão para o desenvolvimento regional. “Nossa região será uma força, e será respeitada por isso. Isso facilitará sem dúvida o acesso a recursos, tanto do governo estadual como do governo federal. Estou muito animada com essa possibilidade, de fazer um bom trabalho por nossa cidade”, avaliou.
Para Cecília, o PT administrando todas as cidades da região, haverá possibilidade de implementar projetos comuns, para a saúde, para a educação, como a universidade federal, voltados para desenvolvimento econômico.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com