Cidades

Cecília Ferramenta planeja ações de governo com sustentabilidade

O comício do Bethânia reuniu uma multidão para acompanhar Cecília Ferramenta e os candidatos da coligação

IPATINGA – Acompanhada dos presidentes dos partidos que compõem a coligação Pra Consertar de Novo (PT/PRB/PCdoB/PRTB/PPL/PTdoB/PTN), de seu vice, Coronel Ramalho (PRB), e do ex-prefeito Chico Ferramenta, a candidata a prefeita de Ipatinga, Cecília Ferramenta (PT), assinou na noite da última quarta-feira (19/09) um termo de compromisso junto ao “Programa Cidades Sustentáveis”. A iniciativa, criada por uma grande rede de organizações da sociedade civil, tem o objetivo de sensibilizar, mobilizar e oferecer ferramentas para que as cidades brasileiras se desenvolvam de forma econômica, social e ambientalmente sustentáveis.
Lançado em todo o país no dia 23 de agosto, o termo contém metas e indicadores de referência para auxiliar os futuros prefeitos a colocarem em prática uma agenda de desenvolvimento sustentável em suas cidades. “É um compromisso que firmamos, de maneira espontânea, com toda população de Ipatinga. Este é mais um importante passo no sentido de deixar claro o tipo de governo que iremos realizar no município”, declarou Cecília Ferramenta.
No termo estão indicadores e metas de referência em 12 eixos relacionados ao desenvolvimento sustentável dos municípios. O eixo “Bens Naturais e Comuns”, por exemplo, contém o indicador “Área Verde por Habitante”. Segundo o documento, a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que as cidades tenham, no mínimo, 12 metros quadrados de área verde por habitante. Entre as metrópoles que possuem os melhores indicadores neste item estão Estocolmo, na Suécia, com 86m², e Oslo, na Noruega, com 52m².
“Ipatinga já foi referência nacional e internacional em área verde por habitante, chegando a ter 127 m² por habitante, durante os governos do PT. Iremos trabalhar para resgatar este e tantos outros índices de qualidade de vida que nos davam muito orgulho, que eram exemplo para outras cidades mineiras e brasileiras”, ressaltou Cecília Ferramenta.
Para Gláucia Barros, representante do “Cidades Sustentáveis”, a iniciativa de uma candidatura em se comprometer com o programa reflete a preocupação de seu futuro governo com questões ambientais e socioculturais fundamentais para os cidadãos. “A população precisa estar atenta aos candidatos que se preocupam e se comprometam com o crescimento sustentável das cidades”, defendeu Gláucia Barros.
Cecília Ferramenta afirmou, ao assinar a carta compromisso com o “Programa Cidades Sustentáveis”, que vai executar programas sustentáveis em Ipatinga, adotando a participação da sociedade civil na implantação de políticas públicas. “Temos experiência em governo participativo, pois fizemos isso nas administrações do Chico Ferramenta. Assinamos o compromisso com a certeza de que iremos cumprir cada uma das metas apresentadas”, concluiu a candidata do PT.

BETHÂNIA
A multidão que lotou acompanhou o comício de Cecília Ferramenta e Coronel Ramalho na área da feira livre do Bethânia, na noite desta quinta-feira (20/09), participou de um dos eventos mais emocionantes da campanha eleitoral de 2012. “Quero fazer um compromisso com cada um de vocês que nos dão força para seguirmos em frente, com disposição para enfrentar todos os desafios. Vamos vencer as eleições e governar Ipatinga com a participação popular, competência e muito trabalho”, afirmou Cecília Ferramenta.
A candidata do PT fez questão de citar o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, lembrado nesta sexta-feira, dia 21, e levou muitas pessoas às lágrimas. Cecília Ferramenta anunciou que, nesta reta final de campanha, as atividades da coligação Pra Consertar de Novo serão intensificadas em toda a cidade. “A partir de agora faremos duas caminhadas por dia. Vamos em todos os bairros conversar com as pessoas, olhando nos olhos de cada morador para firmar nossos compromissos com Ipatinga. O PT sabe governar com a participação popular e vamos caminhar juntos até a vitória nas urnas, no próximo dia 7 de outubro”, afirmou Cecília Ferramenta.


(*) As informações foram enviadas pela assessoria dos candidatos.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com