Cidades

Cebus conquista menção honrosa no Prêmio Natureza Gerais do Copam

IPATINGA – O Centro de Biodiversidade da Usipa (Cebus) conquistou mais um reconhecimento por sua atuação: a menção honrosa do Prêmio Natureza Gerais, do Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam) 2018, na categoria “Sociedade Civil”. O Prêmio Natureza Gerais visa valorizar, reconhecer e divulgar ações e projetos, em execução ou executados, que contribuam, direta ou indiretamente, para a preservação e melhoria da qualidade ambiental no Estado de Minas Gerais.

O evento contou com a presença do presidente do Copam e secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Germano Luiz Gomes Vieira. A condecoração foi recebida pelo responsável técnico do Cebus, o médico-veterinário Lélio Costa e Silva, pelo gerente Geral da Usipa, Sérgio Luiz Fassheber, e por um dos tratadores do Cebus, o colaborador Gerson Alves do Nascimento (foto).

O Cebus foi indicado ao prêmio pelo conselheiro José Ângelo Paganini, ex-diretor do zoológico da Usipa e apoiador constante dos trabalhos realizados no clube em benefício da fauna silvestre. “Ficamos muito gratos ao conselheiro José Ângelo, que nunca deixou de contribuir com o trabalho desenvolvido pelo Cebus, pela indicação. A menção honrosa é sinal mais do que claro de que nosso trabalho está no caminho certo, já que partiu de um conselho fiscalizador de ações ambientais no Estado, e de toda política ambiental de Minas Gerais”, afirma Lélio.

Para o gerente Geral da Usipa, Sérgio Fassheber, esta conquista é mérito do trabalho desenvolvido por cada colaborador da equipe do Cebus. “Por trás de cada animal recebido, tratado e devolvido à natureza, existem pessoas mais do que tecnicamente qualificadas. São seres humanos, acima de tudo, generosos, solidários e muito apaixonados pelo que fazem pela fauna silvestre e pelo meio ambiente. A menção honrosa do Prêmio Natureza Gerais é mérito de cada integrante dessa equipe”, destaca.

TRABALHO DO CEBUS

Desde abril de 2017, por meio do convênio com a Associação Regional de Proteção Ambiental do Vale do Aço (ARPAVA) e o Instituto Estadual de Florestas (IEF), a instituição passou a receber, tratar, reabilitar e encaminhar esses animais para a soltura, sempre orientada e acompanhada pelo órgão estadual.  Este trabalho é realizado sempre com o apoio da Polícia Militar de Meio Ambiente.

O programa apresenta resultados importantes para a conservação da fauna da região com devoluções à natureza de várias espécies. Somente neste ano, foram realizadas as solturas de 32 jandaias maracanãs, corujas e gaviões, além de outras aves e mamíferos como tamanduá- mirim, gambás, saguis e outros. Ao todo, o Cebus recebeu 569 animais, devolveu 194 à natureza e 106 ainda permanecem em tratamento.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com