BELO ORIENTE – O Catavento Cultural, em parceria com a Editora Ática, promove uma nova oficina de contação de histórias, destinada a professores da educação infantil, com a atriz e mestre em literatura Rita Knop. A atividade é gratuita e acontece neste sábado (26), das 8h às 12h, no auditório da Secretaria de Educação da Prefeitura de Belo Oriente, no Centro.
A oficina vai apresentar aos educadores ferramentas e técnicas para enriquecer a contação de histórias em sala de aula. “Contar histórias é uma habilidade que pode ser desenvolvida. Por isso, abordaremos temas e realizaremos dinâmicas que aprimoram aspectos didáticos e pedagógicos dessa prática. Os participantes vão aprender se divertindo”, explica Rita Knop.
CIRCUITO ITINERANTE
Em 2023, o Catavento Cultural percorreu Belo Oriente com seu projeto itinerante, realizando 32 oficinas culturais para estudantes da rede pública, quatro workshops para professores da educação infantil e duas apresentações em praças públicas, beneficiando mais de 1.500 pessoas.
Em 2025, planeja nova circulação pela cidade, com contações de histórias, oficinas culturais, além de espetáculos em praças públicas. As atividades serão gratuitas e incluem ações de acessibilidade para garantir a participação de pessoas com deficiência.
CATAVENTO CULTURAL
O Catavento Cultural acredita no poder transformador da arte. Fundado em 2005 como Cia Trupe da Alegria em Timóteo, pelos atores Maíra Souza e Rômulo Amaral, o grupo passou por diversas transformações ao longo de seus 19 anos de dedicação e fomento à cultura. Com uma variedade de ações e projetos, prioriza a democratização do acesso à arte e a interação com diversos públicos.
O grupo cultural consolidou parcerias importantes com artistas, grupos culturais, escolas e empresas, além de ter conquistado mais de 30 prêmios em festivais de teatro, levando o nome de Timóteo e Vale do Aço a várias localidades.
Por meio de oficinas, workshops formativos e apresentações culturais gratuitas, o Catavento continua descentralizando suas atividades, levando arte a escolas, praças e outros espaços comunitários. Isso proporciona ao público a oportunidade de vivenciar diferentes linguagens artísticas e interagir com diversos artistas.