Foto: No Workshop de Contação de Histórias, a atriz Daniela Alves vai trabalhar jogos e dinâmicas para abordar técnicas de leitura, presença, escuta, uso da voz, corpo, objetos e outros – Crédito: Dê Navarro
BELO ORIENTE – Promover o acesso a vivências e capacitações artísticas para professores da Educação Infantil e arte-educadores. Com esse objetivo, o Projeto Catavento realiza quatro workshops culturais gratuitos: Contação de História, Jogos Teatrais, Dança e Pintura Artística. As atividades acontecem no dia 17 de junho, das 9h às 12h, na Escola Municipal Infantil Lua de Cristal – rua Joanésia, 404, Novo Oriente.
As inscrições são feitas via formulário online disponível no link da bio do Instagram @catavento.cultura – https://encurtador.com.br/cfrx5 . Cada workshop oferta 25 vagas. O projeto é uma iniciativa do produtor cultural Rômulo Amaral, com apoio da Fundação Renova – por meio do Edital Doce-MG, e parceria da Prefeitura de Belo Oriente, por meio da Secretaria de Educação.
WORKSHOPS
O workshop de Contação de Histórias será ministrado pela atriz e contadora de histórias Daniela Alves. Ela vai trabalhar jogos e dinâmicas para abordar técnicas de leitura, presença, escuta, uso da voz, corpo, objetos e outros. Já o workshop de Jogos Teatrais será com a atriz Mari Antonaci, que aposta em jogos e dinâmicas de interação, socialização, improvisação, memorização e criatividade.
O bailarino e coreógrafo Alan Santos conduz o worshop de Dança e Expressão Corporal. Ele vai explorar a expressão corporal e alongamento coreográfico com base na dança moderna, criativa e contemporânea. E a artista plástica Maria Helena vai trabalhar a Pintura Artística por meio da prática de técnicas de pintura facial.
OFICINAS CULTURAIS
Desde o início de maio, o Projeto Catavento está promovendo oficinas culturais gratuitas de dança, teatro e maquiagem em escolas das redes municipal e estadual de ensino de Belo Oriente. Cerca de 250 crianças e adolescentes já participaram das atividades, que tem como objetivo possibilitar o acesso e vivência de diferentes linguagens artísticas e estímulos à criatividade, espontaneidade e autodesenvolvimento. Em julho, o projeto vai promover apresentações de espetáculos gratuitos em espaços abertos à comunidade.
EQUIPE CATAVENTO
O Projeto Catavento tem produção de Rômulo Amaral, coordenação administrativa de Rodolfo Bello, assistência de produção de Débora Braga, fotografias e design gráfico de Teuller Morais, produção audiovisual de André Rissi e assessoria de comunicação de Maíra Souza. Também integram a equipe os oficineiros Alan Santos, Daniela Alves, Mari Antonaci e Maria Helena.