BAGRE – O Projeto Catavento chega à sua terceira edição e retorna à cidade de Belo Oriente com uma programação repleta de atividades culturais gratuitas. O evento de abertura, “Festejos do Boi Balaio”, acontece nesta quarta-feira (16), às 18h, na Escola Municipal Bom Jesus do Bagre. A atividade é gratuita e aberta à comunidade, e contará com cortejo do Boi Balaio, hasteamento de estandarte, oficinas artísticas e a apresentação do espetáculo “Nossa Brincadeira de Boi”, com Claudiane Dias. O objetivo é fortalecer e valorizar a tradição do Boi Balaio, que neste ano celebra 76 anos de história em Bom Jesus do Bagre, distrito rural de Belo Oriente.
Em maio, o Catavento circulará por creches e escolas municipais e estaduais da rede pública de ensino de Belo Oriente, abrangendo a sede, Braúnas e o distrito de Perpétuo Socorro. O projeto é realizado por Rômulo Amaral, com apoio da Lei Paulo Gustavo, por meio da Secretaria de Estado da Cultura de Minas Gerais, e conta com a produção do Catavento Cultural, a produção executiva da Fino Trato e o apoio da Prefeitura de Belo Oriente.
ESTANDARTE E OFICINAS
No último sábado (12), o Catavento proporcionou aos integrantes do Boi Balaio e à comunidade do Bagre uma oficina de estandartes, conduzida pelo artista Herlon Duarte, do Casa 28 Aberta. De forma colaborativa, os participantes confeccionaram um estandarte do Boi Balaio, que será hasteado e apresentado à comunidade durante o Festejo.
Nesta terça-feira (15), as crianças e adolescentes da Escola Municipal Bom Jesus do Bagre participarão de diversas oficinas do Catavento, incluindo “Ciranda de Brincadeiras”, com Claudiane Dias; “Criação de Histórias”, com Roberta Rocha e Jailton Laurindo; e “Corpo Batuque”, com Gustavo Maia.
BOI BALAIO
Uma das atividades mais esperadas é a “Oficina de Confecção do Boi Balaio”, que será conduzida por Kauaslei Contareli, integrante do Boi Balaio, e o artista Herlon Duarte. O objetivo é promover uma vivência de transmissão de saberes, ensinando as crianças todas as etapas de confecção do boi. “O futuro do Boi Balaio são as crianças. Se não passarmos essa tradição adiante, plantando no coração delas o amor que temos pelo boi, esse movimento não sobreviverá. Estamos muito felizes com essa oportunidade”, afirma Contareli.
A réplica do Boi Balaio será um presente para a escola e as crianças, como forma de reconhecimento dessa tradição e para reforçar o sentimento de pertencimento e autoestima dos pequenos, que ainda terão a chance de apresentar seu boizinho à comunidade durante o Festejo do Boi, encerrando as atividades do Catavento no Bagre.
FESTA DO BOI BALAIO
A tradicional Festa do Boi Balaio de Bom Jesus do Bagre ocorrerá nos dias 19 e 20 de abril. Durante a festa, o Boi Balaio, confeccionado pelos próprios moradores, preserva suas características únicas e sai às ruas acompanhado das “mulherzinhas” (homens vestidos de mulher) e dos tocadores que animam a festa com canções populares.