domingo, setembro 7, 2025
Google search engine
InícioCidadesCatas Altas recebe mostra internacional de videodança com programação gratuita

Catas Altas recebe mostra internacional de videodança com programação gratuita

Oficinas, exibições de obras do Brasil e do mundo e celebração da produção mineira integram a Move Concreto! – Mostra Internacional de Videodança que vai acontecer de 25 de junho a 09 de julho

CATAS ALTAS – Entre os dias 25 de junho a 09 de julho, a cidade de Catas Altas, em Minas Gerais, será palco da Move Concreto! – Mostra Internacional de Videodança, que chega em edição inédita no município com uma programação totalmente gratuita. O evento traz a exibição de 34 videodanças de 12 países e 7 estados brasileiros e o Distrito Federal, além de oficinas formativas e bate-papos com artistas e curadores. As ações acontecem em diferentes espaços da cidade e também no ambiente virtual, com a proposta de ampliar o acesso e provocar o diálogo entre corpo, imagem, território e identidade.

ESTÉTICA E DIVERSIDADE

A curadoria da Mostra é de Astergio Pinto (Colômbia), Daisy Servigna (Venezuela/Costa Rica) e dos mineiros Duna Dias, Flavi Lopes, Leonardo Augusto e Luisa Machala, que selecionaram as obras a partir de uma convocatória pública. Além da qualidade estética, os curadores priorizaram a diversidade de propostas, tanto nos temas quanto nos modos de produção. Segundo Duna Dias, “nos interessava destacar a diversidade — tanto de temáticas quanto de modos de fazer videodança, seja com grandes equipes e estrutura técnica ou com recursos mínimos. No fim, temos uma seleção que reflete distintas formas de enxergar o mundo e de criar a partir das vivências dos corpos”. Um aspecto recorrente entre os filmes selecionados, de acordo com os curadores, é a valorização das identidades locais e das subjetividades ligadas ao território, à ancestralidade e à memória.

FILME IRANIANO

Entre os destaques da programação internacional está o filme iraniano “In Plain Sight”, que será exibido exclusivamente em sessões presenciais. Outro destaque é “Awake”, uma videodança produzida em película 16mm, formato raro atualmente. Da América Latina, chamam atenção as obras “Metamorfo”, da Colômbia, que investiga a dança como origem da existência e das relações humanas; “Intervalo”, da Argentina, que acompanha a inquietação de uma dançarina imersa em ensaios, realidade e delírio; e “Sheep – La obstinada memoria del viento”, do Chile, um curta poético que resgata, por meio da dança, as lutas e movimentos operários no início do século XX, no Sul do país.

REALIZAÇÃO

Move Concreto! é realizada pelo Grupo Contemporâneo de Dança Livre desde 2017, realizando projetos de exibição e formação em videodança, colaborações com festivais em toda a América Latina e fomentando a difusão e formação em videodança para artistas e público. Em 2025 o festival chega a sua sétima edição, comemorando também os 15 anos do grupo. Neste ano a mostra é realizada com recursos da Lei Paulo Gustavo de Minas Gerais.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -spot_img

Most Popular

Recent Comments