O resultado é atribuído às ações de controle das arboviroses realizadas pelo município, como mutirões, visitas e uso de fumacê
PARAÍSO – Com base em levantamento realizado pela Secretaria Municipal de Saúde de Santana do Paraíso, os casos notificados das arboviroses dengue e chikungunya apresentaram queda significativa no mês de março, em comparação aos meses de janeiro e fevereiro. O resultado é atrelado às ações de controle às arboviroses realizadas pelo município, como mutirões, visitas e uso de fumacê.
Os casos positivos de chikungunya passaram de 710, em janeiro, para 41, em março, já os casos de dengue passaram de 475 para 25. A queda representa um percentual de redução de cerca de 94% dos casos. Somando positivos, descartados e em investigação, a redução foi de, aproximadamente, 65% na comparação entre os índices de janeiro e março.
“Era esperado que no mês de março acontecesse o pico de casos de dengue e chikungunya. Com essa previsão, intensificamos as ações para conter o avanço do mosquito. Recolhemos toneladas de focos de reprodução do aedes aegypti, utilizamos o fumacê, mas, principalmente, buscamos conscientizar a todos os cidadãos para que cada um fizesse a sua parte”, contou Juscilândia Costa, referência técnica de vigilância epidemiológica de Santana do Paraíso.