Nacionais

Casamentos homoafetivos crescem 61,7% em 2018

Os casamentos no período após a eleição de Bolsonaro saltaram; casais temiam perda de direitos

Os casamentos entre pessoas do mesmo sexo disparou no ano de 2018, informa o IBGE a partir das Estatísticas de Registro Civil 2018, divulgadas nesta quarta-feira 04. No cenário de queda de 0,9% de todos os casamentos, cerca de 9520 casais LGBT+ se uniram ano ano passado, frente a 5887 em 2017.

O IBGE mostra que as cerimônias aumentaram expressivamente em dezembro, mês que reuniu 29,6% das uniões registradas e que já tinha, como presidente-eleito, Jair Bolsonaro. A discrepância é grande quando comparada aos casais heterossexuais: nesse meio tempo, 11,3% do total dos casamentos aconteceram no fim do ano.

UNIÃO ESTÁVEL 

Os casais homoafetivos só tiveram direito à união estável em 2011, quando o Supremo Tribunal Federal mudou uma regra do Código Civil e entendeu que uma família não era formada apenas a partir da união de um homem com uma mulher. Dois anos depois, uma portaria do Conselho Nacional de Justiça autorizou os cartórios a celebrar casamentos entre pessoas do mesmo sexo.

Em 2018, são as mulheres que encabeçam a lista: enquanto os casamentos entre casais compostos por homens cresceram 58,3%, entre elas o aumento foi de 64,2%. Regionalmente, o aumento dos casamentos aconteceu para casais de todo o Brasil. Enquanto o Sudeste sediou 5689 casamentos, mais da metade do total, foi no Nordeste que houve o maior aumento percentual em relação ao ano de 2017: 85,2% novos casórios LGBT+, dizem os dados.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com