IPATINGA – A Casa do Artesão Matizes continua oferecendo cultura e aprendizagem de técnicas artesanais que podem gerar renda complementar para as pessoas. Além das técnicas diversas em artesanato, a cooperativa Matizes está criando laços e parcerias com outras associações de artesãos e para isso está propondo, gratuitamente, um Ciclo Formativo para capacitar mestres, mestras, coletivos e fazedores de culturas populares para que possam compreender, acessar e gerir os mecanismos de fomento à cultura, garantindo autonomia na formalização de projetos e na captação de recursos.
O profissional responsável por esta formação é o artista e gestor Carlos Passos. Com grande experiência em escrita de projetos, entendimento dos critérios exigidos pelos editais, conhecimento sobre portifólio, planilhas e expertise na prestação de contas, Carlos traz para este Ciclo Formativo informações chaves para o sucesso de um projeto cultural. O objetivo é capacitar os artesãos para que eles tenham acesso aos recursos destinados à cultura no país.
O primeiro Ciclo Formativo acontece na cidade de Inhapim, nos dias 15 e 29 de novembro em parceria com a Associação de Artesãos de Inhapim. Um momento muito importante de integração.
“Raiz Forte: Capacitação para os guardiões das culturas populares” é um projeto de capacitação do Edital 05/2024 da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB)
Coronel Fabriciano e Ipatinga também recebem Ciclos Formativos e Mentorias para desenvolverem seus projetos em 2026.
SERVIÇO
Evento: Ciclo Formativo em Inhapim
Facilitador: Carlos Passos
Local: Sala de Eventos, rua Alberto Azevedo, 15 – centro – Inhapim
Dias: 15 e 29 novembro / 2025
Horário: 09:00 as 17:00 horas
Inscrições e informações: 31 986018361



