Cidades

Cartórios eleitorais ficam de plantão a partir de domingo

Deusmiro Brasil, chefe do cartório da 138° zona eleitoral, explicou que o regime de plantão vai funcionar até mesmo durante o feriado    (Crédito: Nadieli Satlher)

 

IPATINGA – Com vistas a atender os eleitores que ainda não atualizaram seus dados junto à Justiça Eleitoral, os cartórios eleitorais da região passam a atender no regime de plantão a partir de domingo (29).
De acordo com Deusmiro Brasil, chefe do cartório da 138a zona eleitoral, o prazo para requerer inscrição eleitoral ou transferência de domicílio aspira no dia 9 de maio. A data também vale para quem mudou de residência, dentro do município, e não solicitou alteração.
“A chamada é para o eleitor que reside em lugar diverso de onde votava, ou seja, aquele que se mudou há mais de três meses e ainda não transferiu o título. Vamos funcionar de 12h às 18h a partir de domingo. O expediente vai ser normal também na segunda, véspera de feriado, mesmo o Fórum de Ipatinga estando de recesso”, comunicou.
Os cartórios vão permanecer abertos na terça-feira (1), e nos dias 5 e 6 de maio. Os portadores de necessidades especiais que desejarem votar nas zonas especiais adaptadas podem requerer a mudança de seção até o dia 9. A medida vale também para idosos. Em Minas Geras, foram criadas este ano 2.198 seções desta modalidade, sendo 237 na capital e 1961 no interior.
“Os eleitores devem comparecer ao cartório munidos de documento de identidade com foto e comprovante de residência, tais como conta de água, luz ou telefonia. Os homens com idade entre 18 a 45 anos devem levar ainda o comprovante de quitação do serviço militar”, completa.

JUSTIFICAR

“O eleitor que não votou ou justificou nas últimas três eleições, teve o título cancelado ou está por ser. Nesses casos, o interessado deve comparecer ao cartório nesse prazo (até o dia 9), pois o título, estando cancelado, ele pode regularizar para votar nas eleições de outubro”, explicou. Já a emissão de segunda via pode ser feita até dez dias antes da eleição.

DISQUE ELEITOR

A orientação da Justiça Eleitoral é que o cidadão, antes de comparecer ao seu respectivo cartório eleitoral, esclareça suas dúvidas por meio do Disque-Eleitor (31 3291-0004 ou 148 para a Região Metropolitana de BH). Entre janeiro e março, o Disque-Eleitor já atendeu a 10.443 ligações.

PROPAGANDA

De acordo com o calendário eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a partir do dia 26 de maio os pré-candidatos às eleições vão poder realizar propaganda intrapartidária com vista à indicação de seu nome. Contudo, a legislação proíbe o uso rádio, televisão e outdoor para esta finalidade.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com