Cultura

Carroção Cênico chega em Pingo D’Água e Ipabinha com “A Máquina do Tempo”

IPATINGA – Outubro chega com mais duas viagens dos cientistas malucos Dr. Sabe Tudo, a Dra. Explica Tudo e o Dr. Questiona Tudo. A bordo do Carroção Cênico os cientistas rumam para Pingo D’Água e Santana Paraíso (Ipabinha), levando na bagagem A Máquina do Tempo, para desvendar os mistérios de um incêndio florestal. Eles chegam em Pingo DÁgua neste 3 de outubro e estacionam o Carroção no Centro de Eventos Vereador Vicente Vitor.  Já em Ipabinha a chegada da trupe acontece no dia 24 de outubro, na Praça ao lado da Igreja Católica, sempre às 19h30.

A MÁQUINA DO TEMPO

A Máquina do Tempo é espetáculo multifuncional que tem uma variedade de possibilidades de composição textual, que é trabalhado a cada tema escolhido. Utilizando a literatura de cordel e com características da Comédia Dell’Art e tendo como palco um Carroção Cênico tem como tema, da circulação de 2019, a conscientização e preservação do meio ambiente.

A proposta vem de encontro a uma realidade que vem assolando o país. Segundo os dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE, de janeiro a agosto houve um aumento de 34% de casos de incêndios florestais por todo o país, se comparados a 2016. Em Minas Gerais os dados são mais alarmantes. Antes mesmo do início de setembro, o território mineiro já acumulava 73% mais focos de calor do que nos primeiros oito meses de 2018.

É com a preocupação com esta triste realidade que nos rodeia que a Dra. Explica Tudo mostra ao público que “os incêndios florestais são verdadeiras catástrofes. Eles podem acontecer de forma natural, quando a área está muito seca, mas também podem ser ocasionados por qualquer lixo jogado pelo homem na natureza como pontas de cigarros, fósforos, lançamentos de foguetes, balões, fogueiras e queimadas. Na grande maioria das vezes o grande responsável pelos incêndios é o próprio homem, enfatiza a doutora.”

INFORMAÇÃO CRIATIVA

O diretor do espetáculo e também autor do texto, Claudinei de Souza, destaca a importância da arte aliada a uma realidade que precisa ser amplamente discutida. “Por meio do espetáculo conseguimos levar informações aos expectadores de uma forma criativa. Usando ludicidade como método de estímulo à conscientização do tema, possibilitamos práticas de interação e motivação mútua e consequentemente de uma aquisição mais eficaz do conhecimento”, destaca Claudinei.

Além da apresentação do espetáculo, as cidades visitadas pelo projeto Ciclo Cênico Arte em Movimento recebem também as oficinas de danças urbanas, jogos cênicos, maquiagem e contação de histórias.

Com entrada franca em todas as atividades o Ciclo Cênico Arte em Movimento conta com patrocínio da Cenibra, utilizando os benefícios da Lei Federal de Incentivo à Cultura. O apoio é do Instituto Cenibra e das Secretarias de Educação e Departamentos de Cultura das prefeituras das cidades visitadas, Aproc – Associação Pró-Cultura de Ipatinga e Grupo Boca de Cena. A realização é de Marilda Lyra e Ministério da Cultura.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com