Cidades

Caravana acompanha licitação da 381 e cobra a execução da obra

Alexandre Silveira discursando durante o movimento Marcha pela Rodovia da Vida, em Brasília, junto às lideranças


BRASÍLIA
– Centenas de mineiros estiveram presentes nesta quinta-feira (13), na abertura das propostas das empresas interessadas em executar os 11 lotes de duplicação dos 303 km da BR–381, entre Belo Horizonte e Governador Valadares, no Vale do Rio Doce. A comitiva, formada por empresários, vereadores, deputados, prefeitos, entidades organizadas e membros de associações de MG, percorreu mais de 900 KM, por meio da Marcha pela Rodovia da Vida, para acompanhar de perto a licitação realizada no Dnit, em Brasília. O processo licitatório prossegue até a próxima segunda-feira, 17.

“A intenção é mostrar para o Governo Federal a força que a região tem e a necessidade urgente de que os problemas sejam resolvidos, além de também procurar entender qual a vontade do Governo Federal, se é contratar a obra definitivamente ou continuar postergando. Infelizmente, cada atraso representa vidas em risco”, destaca o secretário de Estado de Gestão Metropolitana, Alexandre Silveira.

MORTES

Somente de janeiro a maio deste ano foram mais de 60 mortes. Conhecida como Rodovia da Morte, a BR é considera uma das mais perigosas e onde ocorrem mais mortes do Brasil. Estatísticas apontam que somente em 2012 houve 124 vítimas fatais em acidentes no trecho, configurando a média de uma morte a cada três dias. Segundo a Polícia Rodoviária Federal a saída de Minas em direção a Vitória é o pior trecho. Nos 100 primeiros quilômetros da saída da capital, são mais de 200 curvas. A rodovia, inaugurada há mais de 50 anos, nunca passou por uma obra de modernização e mantém até hoje o mesmo traçado sinuoso.

ADIAMENTOS
Alexandre Silveira, lembrou os sucessivos adiamentos envolvendo a obra e afirmou que qualquer nova mudança referente à execução da obra será interpretada como uma ação “política”. “Os projetos básicos estão concluídos, só falta vontade política para começar a obra”, disse. A licitação para duplicação da rodovia acontece em Regime Diferenciado de Contratações.

Entre Belo Horizonte e Governador Valadares são 314 quilômetros e mais de 800 curvas. A licitação em andamento prevê um traçado bem mais moderno. Adiada nos meses de março e junho, as obras são esperadas há anos pela população.

Investimentos caíram de R$ 1,2 bi para R$ 630 mi
Segundo dados do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) os investimentos nas estradas de Minas reduziram consideravelmente. De 2011 para 2012, passando de R$ 1,2 bilhão para R$ 630 milhões. No primeiro trimestre de 2013 os números apontam investimento na ordem de R$ 58,8 milhões nesse tipo de ação, mesmo sendo o estado com maior malha rodoviária no país.

Luciano Araújo, presidente da Fiemg Regional Vale do Aço, participou da licitação em Brasília e disse que o movimento está cada vez mais fortalecido. “A união de forças e a representatividade destes movimentos com certeza está surtindo efeito”, destaca.
Nesta quinta-feira foram licitados cinco lotes, são eles 1, 2, 3.1, 3.2, 3.3 – que vai de Governador Valadares, entroncamento da BR-116, a Jaguaraçu, no Ribeirão Prainha.

Primeiros lotes
A licitação do primeiro lote – subtrecho, entroncamento BR 116 – de Governador Valadares ao entroncamento acesso a Belo Oriente – 72 KM de extensão. A empresa que ofereceu o melhor lance no quesito preço foi o consórcio formado pelo grupo Isolux Corsan e Engevix.
O segundo lote vai do entroncamento de Belo Oriente ao entroncamento que da acesso a Jaguaraçu e Marliéria e a mesma empresa apresentou melhor preço. A ata da licitação de todos os lotes pode ser conferida no site do DNIT.

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