Cidades

Caps II de Fabriciano completa 20 anos

FABRICIANO – Nesta sexta-feira (13), o Centro de Atenção Psicossocial (Caps II) da Prefeitura de Fabriciano completa 20 anos de acolhimento a pacientes com transtorno mental no município. Para celebrar a data, será realizado um encontro com os usuários e familiares do Centro. A atividade inicia às 13h e contará com programação especial.

A chefe de seção de Saúde Mental de Fabriciano, Juliana Ferreira, destaca que os 20 anos do Caps foram marcados por muitas conquistas no atendimento aos pacientes com transtorno mental grave. “Desde a reforma psiquiátrica do Brasil, que culminou na luta pelo fim dos manicômios, o atendimento melhorou em todo país. Hoje, os pacientes são tratados próximos aos seus familiares e com convívio social. Sabemos que precisamos avançar ainda mais, mas já temos muito a comemorar”, afirma Juliana Ferreira.

HISTÓRICO
A psicóloga da Secretaria de Saúde de Fabriciano, Patrícia Guedes, lembra que a organização dos atendimentos em saúde mental no município iniciou em 1995, com a implantação do Centro de Atenção à Saúde Mental (Casam), atual Caps II. “Eu fiz parte desse momento, e de lá pra cá o serviço avançou. Inclusive, Fabriciano foi o primeiro município da região a ter o Caps II regulamentado pelo SUS, em 2003”, afirma Patrícia.

A coordenadora do Caps II, Juliana Duarte, destaca que o serviço continua como referência na região e para outros municípios mineiros. “Mensalmente, o Centro realiza cerca de 800 atendimentos, o que representa uma média de 60 por dia. Os usuários têm acesso a um modelo de atendimento “porta aberta” que respeita as diferenças e busca a inserção social”, destaca Juliana Duarte.

EQUIPE
No Caps II, os usuários são acolhidos por uma equipe multidisciplinar com consulta clínica e psicológica, terapia ocupacional, medicações assistidas, visitas domiciliares e reuniões com a família, além de alimentação. Divina Souza é uma das usuárias do serviço e iniciou o acolhimento desde a implantação do Centro. “Já faz 20 anos que eu frequento o Caps. Aqui, sou muito bem atendida. Venho três vezes por semana, participo das oficinas e aprendo muitas coisas boas. Fiz muitos amigos e estou muito bem, graças a Deus”, comemora a paciente.

SERVIÇO
O Caps II funciona na rua Vale do Tocantins, nº 151, bairro Morada do Vale. Mais informações pelo telefone 3846-7717.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com