Cidades

Candidatos querem anular eleição do Conselho Tutelar

Flávia Marciano acatou o pedido dos concorrentes: decisão sobre anulação ficará a cargo da Justiça  (Crédito: Mariana Goulart)

 

IPATINGA – As falhas ocorridas na eleição do Conselho Tutelar do município levaram os candidatos derrotados a solicitarem ao Ministério Público a anulação da eleição organizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), na tarde de ontem (29).
Uma representação com a assinatura de vários candidatos vai ser protocolada na tarde desta quarta-feira (30). O documento relata todas as irregularidades apuradas durante o escrutínio ocorrido no último domingo (27).
De acordo com a presidente do CMDCA, Flávia Mariano, a entidade só vai se manifestar sobre a situação depois de uma reunião com o promotor Fábio Finotti.
“Tivemos um primeiro contato com a promotoria, que nos orientou a esperar um pouco. Mas recebemos dos candidatos a solicitação para lacrar o material usado na votação, as cédulas e as listas de eleitores. Acatamos esse pedido preventivamente”, contou.
Sobre uma possível anulação do processo de votação, a presidente do CMDCA disse que a decisão vai ficar a cargo da Justiça.
Como o material foi lacrado, ainda não foi possível contabilizar o número total de eleitores que participaram do pleito. Mas superficialmente há uma disparidade enorme: 5 mil votantes para 12 mil inscritos.

ERROS
Segundo os concorrentes, houve casos de pessoas que conseguiram votar sem apresentar nas sessões o título de eleitor. Houve casos ainda de eleitores que não tiveram os nomes incluídos nas listas prévias de votação.
A conselheira Maria das Graças Pereira é uma das que assinou o documento entregue ao MP. Ela é a favor da convocação de um processo novo eleitoral, pois todos os concorrentes acabaram prejudicados.
“Não acho que houve fraude, mas sim falhas. Na minha visão, o mais errado foi o uso das cópias das listas. Tivemos quase 12 mil pessoas inscritas e nas urnas contabilizamos menos de 5 mil votos. Só eu devo ter perdido mais de 40 votos”, contou.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com