Cidades

Campus da UFOP vai ficar perto do Hospital Municipal

A prefeita, o reitor da UFOP e o secretário de Saúde, durante visita à área destinada ao campus federal em Ipatinga (Crédito: Secom/PMI)

IPATINGA – O município dá mais um passo importante para consolidar a implantação de um campus universitário federal na região, atendendo a uma reivindicação histórica da população. Esta é a avaliação da prefeita de Ipatinga, Cecília Ferramenta, sobre a votação do projeto de lei que autoriza a doação de área pública à Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), para instalação do curso de Medicina, ocorrida na tarde desta terça-feira (20), na Câmara Municipal.

O projeto de lei nº 29/2014, de autoria do Executivo, foi aprovado por unanimidade, em primeira votação, pelos vereadores de Ipatinga. “Essa matéria é essencial para podermos avançar no processo e confirmar a criação do campus da Ufop. O nosso município está mobilizado para tornar realidade um antigo sonho dos moradores, que é ter oportunidades e transformar a nossa região em um polo universitário de referência no país”, argumenta a prefeita.

INÍCIO

Na justificativa da proposição aprovada no Legislativo, a prefeita adianta que a unidade da Ufop em Ipatinga tem previsão de começar as suas atividades em 2016, conforme cronograma aprovado pelo Ministério da Educação (Mec). Inicialmente será ofertado o curso de Medicina, com previsão de duas turmas de 30 alunos por ano. O projeto global prevê o funcionamento de 12 turmas de Medicina, e também outros cursos da área de Saúde. Os recursos para a construção do campus já estão assegurados pela Ufop, por meio de autorização concedida pelo Mec.

CONTRAPARTIDA
A prefeita explica, ainda, que a contrapartida do município para a instalação da universidade federal é a doação de imóvel com área suficiente para abrigar as instalações e equipamentos utilizados no curso de Medicina, além de permitir a ampliação da oferta de cursos. A área apresentada pelo município, e já aprovada pela Ufop, possui 34,8 mil m² e está localizada na antiga Suplan, no bairro Cidade Nobre, próximo ao Hospital Municipal. O imóvel está avaliado em R$ 17,7 milhões.

Após a sanção da nova lei, o município vai avançar mais uma etapa na criação do curso universitário federal. “A proximidade do local do futuro campus de Medicina da Ufop em Ipatinga com o Hospital Municipal trará ganhos para os estudantes, professores e funcionários, mas, principalmente, para a população, que terá um reforço no atendimento médico, por meio de parcerias que serão estabelecidas com a universidade”, conclui a prefeita.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com