Cidades

Campanha educa para a humanização do trânsito

(Crédito: Secom/PMI)

IPATINGA – É possível, sim, mudar atitudes e contribuir para tornar o trânsito mais seguro para todos. Essa é a constatação dos servidores, policiais militares e voluntários que participam da Semana Nacional de Trânsito em Ipatinga, após uma série de intervenções em vários trechos com grande tráfego de veículos. A conscientização e a educação são as principais vias para humanização do trânsito.

A Semana de Trânsito 2014 foi aberta no dia 18, e prossegue até quinta-feira (25), com blitze educativas em várias partes da cidade, envolvendo a Prefeitura de Ipatinga, a Polícia Militar e o Instituto Trânsito Seguro. Nas abordagens, motoristas e pedestres recebem folhetos com dicas para reduzir a violência no trânsito. O pedestre, principal vítima, é o tema central da campanha deste ano.

As blitze educativas da campanha de trânsito foram retomadas ontem (22), na avenida Gerasa, no bairro Canaã, e no trecho urbano da BR-381 próximo à Estação Ferroviária. Nesta terça-feira (23) haverá novas intervenções na avenida Alberto Giovanini, no Bethânia, e nas proximidades da portaria central da Usiminas. Outra blitz será realizada na quarta-feira (24), no Bom Retiro, e no dia seguinte a campanha será encerrada na avenida Orquídea, no Bom Jardim.

PREVENÇÃO

Nas ruas, as pessoas abordadas durante a campanha são bastante receptivas, tanto motoristas como pedestres. Para muitos, é preciso que essas campanhas sejam permanentes, de modo a criar uma nova “cultura” no trânsito.

É assim que pensa a auxiliar administrativo Ana Beatriz, de 18 anos, moradora do bairro Iguaçu. Ela acredita que, quanto mais intensa for a mobilização de todos pela humanização no trânsito, “maior será a possibilidade de prevenir acidentes, principalmente com pedestres”. Ana Beatriz considera a Semana Nacional de Trânsito uma forma de reforçar a proteção ao pedestre. “Quanto mais se investir em educação no trânsito, menos acidentes irão acontecer”, completa.

RESPEITO
“Paciência” é a recomendação do autônomo Célio Augusto da Cunha, de 37 anos, abordado durante uma blitz da Semana de Trânsito. “É importante que os motoristas respeitem os pedestres e que todos tenham mais paciência no trânsito. É preciso que as pessoas se conscientizem, façam o seu papel e respeitem o direito dos outros. E que a Semana Nacional de Trânsito sirva de incentivo para reforçar a educação no trânsito de Ipatinga”, defende Célio.

Alvo principal da campanha promovida pela Prefeitura de Ipatinga em parceria com a PM e o ITS, o pedestre tem preferência, mas também tem seus deveres, como observa o aposentado Celso da Silva Pinto, de 54 anos, morador do bairro Veneza II. “O pedestre deve se conscientizar e fazer o seu papel no trânsito, obedecendo à sinalização. Muitos não respeitam e acham que estão no seu direito, e acabam provocando acidentes. Trabalhar com a proteção dos pedestres é muito importante, desde que eles estejam cientes dos seus direitos e deveres”, argumenta o aposentado.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com