Cidades

Campanha de prevenção à AIDS é lançada em Ipatinga

Cerca de 30 mil preservativos serão distribuídos gratuitamente durante a campanha

IPATINGA – Começou nesta quarta-feira (30) a campanha de prevenção e diagnóstico da AIDS e incentivo ao uso do preservativo e também ao teste de HIV. A iniciativa é voltada principalmente para os dias do carnaval e se estenderá até o mês de março.

O trabalho é promovido pelo Governo Federal em parceria da Prefeitura de Ipatinga e terá apoio do Movimento de Gays e Simpatizantes do Vale do Aço (MGS), do Grupo de Apoio aos Soropositivos (Gasp) e também da Associação de Profissionais do Sexo da região, a Assandici.

Até o dia 12 de fevereiro, serão feitas atividades como panfletagem, distribuição de cerca de 30 mil preservativos e lubrificantes e ações de conscientização da população. Os trabalhos serão realizados em pontos estratégicos como as estações ferroviária e rodoviária, praça 1º de Maio e principais saídas da cidade. O MGS também planeja atuar em mais frentes como bares, casas noturnas e até mesmo feiras livres de Ipatinga.

De acordo com Fabiane Cristina de Souza, coordenadora do programa de prevenção à AIDS em Ipatinga, a campanha tem início em uma época em que muitos se esquecem da prevenção: o carnaval. Ela ainda frisou que esta é uma iniciativa que ocorre anualmente e é feita em todo o Brasil.

A ação continuará mesmo após o término da festa. No dia 15 de março a Unidade de Integrada de Saúde (UISA), no bairro Cidade Nobre, irá funcionar em horário especial para realizar exames rápidos de HIV. Normalmente, o centro médico atende das 13 às 17h, mas nessa data funcionará das 12h às 21h. “O horário foi definido para atender a todos, inclusive aqueles que trabalham até mais tarde”, explicou Fabiane. A data escolhida também levou em consideração um fator importante: o vírus do HIV leva, em média, um mês para ser detectado pelo exame.

Além dos exames de detecção do HIV, será ampliada a oferta de testes para outras doenças sexualmente transmissíveis, como a sífilis e a hepatite, nas unidades de saúde do município.

REALIDADE
De acordo com Fabiane Cristina, atualmente na cidade 712 pessoas foram diagnosticadas como portadoras do vírus HIV. Dessas, 515 já desenvolveram a doença e estão em tratamento. Este ano, uma das grandes preocupações da campanha de carnaval é a prevenção do público de 15 a 24 anos. De acordo com Lau Ferreira, secretário do MGS, o número de casos dessa faixa etária vem crescendo significativamente.

Os exames de HIV são realizados em todas as 18 unidades de saúde do município e é preciso apresentar documento com foto no momento da solicitação. No entanto, o exame rápido, cujo resultado é obtido em cerca de uma hora, é feito apenas na UISA, às sextas-feiras. Além dos exames, é feito um acompanhamento psicológico e de orientação. Pacientes diagnosticados com o vírus recebem acompanhamento profissional e medicamentos gratuitos.
A UISA funciona na avenida Monteiro Lobato, 816, bairro Cidade Nobre. O telefone para outras informações é o (31) 3829-8559.


Fabiane ressaltou que, no carnaval, muitos se esquecem da prevenção

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com