Cidades

Campanha contra doações a pedintes começa segunda

IPATINGA – A direção do Conselho de Segurança Pública do Centro de Ipatinga (Consep 1) informou que a campanha “Não dê Esmola. Dê Oportunidades”, terá suas ações retomadas nesta segunda-feira (21). Após três meses de discussões que envolveram representantes das polícias Militar e Civil, Câmara Municipal, prefeitura (secretarias de Assistência Social e Convivência Cidadã/Segurança Pública), Aciapi/CDL e várias entidades de classe, a campanha recomeça com a divulgação de mensagens institucionais nas emissoras de rádio e TV regionais.

De acordo com o jornalista e especialista em Marketing, Joel Souto, integrante da coordenação da campanha, esta primeira fase durará quatro meses e consistirá na exibição de peças publicitárias produzidas a partir de relatórios da Polícia Militar. “Neste primeiro momento as peças publicitárias informarão, no rádio e na TV, o real destino das moedinhas doadas aos pedintes, segundo a polícia. Com estas informações, certamente, boa parte da sociedade repensará a questão da esmola”, explicou.

Caridade

Souto frisou que, antes de lançar a campanha (em 2012), os integrantes do Consep tiveram acesso a um estudo feito pelo comando da 82ª Cia PM que indicou a necessidade urgente de ações estratégicas para amenizar o problema da insegurança na área central. “Estes relatórios mostraram que a esmola é, sem dúvida alguma, a principal veia de alimentação da prostituição, vícios do álcool e, principalmente, do crack. O monitoramento da própria polícia mostrou que, em apenas oito meses de campanha, o número de pedintes reduziu em 20%, daí a importância desta ação”, avaliou.

O jornalista salientou também que o objetivo central da campanha não é impedir a caridade, mas indicar formas mais seguras de ajudar quem realmente precisa. Disse que o município possui equipamentos sociais como o Centro POP, CLIPS, CAPS AD, Consultório na Rua, além de várias entidades que atendem cidadãos em situação de rua e aptas a receber doações. “Numa das fases da campanha, também mostraremos que a melhor caridade é aquela que cumpre totalmente a sua função cristã. Pratinhas na mão de pedintes desvirtua o gesto cristão e ainda colabora com o aumento da insegurança pública”, concluiu Joel Souto.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com