Cidades

Campanha contra a Tuberculose mobiliza unidades

TIMÓTEO – A Prefeitura Municipal realizou nesta quinta e sexta-feira (21 e 22), ações para conscientização e busca ativa da tuberculose no município. A equipe da Unidade de Saúde do bairro Bela Vista percorreu as ruas e distribuiu panfletos com orientações aos moradores quanto à gravidade da doença. A abordagem foi baseada em um questionário com seis perguntas chaves sobre os sintomas da doença, que ajudaram a identificar os sinais de suspeita da doença e recolher o material para exame.

No caso da maioria das respostas serem positivas, era colhida a amostra do paciente e encaminhada para análise no laboratório municipal. Segundo explica Liliane Soares Ferreira, enfermeira da Estratégia em Saúde da Família (ESF) do Bela Vista, a maior dificuldade é manter os pacientes no tratamento que dura seis meses. “Se a pessoa interrompe o tratamento, a medicação não faz efeito”, adverte. Ela diz ainda que sem o tratamento, o paciente pode transmitir a tuberculose por vias aéreas para outras pessoas.

A campanha de conscientização também foi realizada pela equipe da ESF do Primavera e técnicos do Programa de Tuberculose que saíram às ruas para distribuir panfletos informativos alusivos à doença na manhã desta sexta-feira, 21.

RESISTÊNCIA
Segundo a enfermeira de referência técnica do programa de Tuberculose, Eulália Maciel Machado, existem 27 pacientes em tratamento no município, dois dos quais são classificados como MDR (multi-droga resistente). O que significa que os medicamentos de base disponíveis na rede pública de saúde não combatem mais o bacilo de Koch, causador da Tuberculose – o tratamento então é feito em Belo Horizonte.

DIA MUNDIAL
No próximo domingo, 24 de março, é o dia Mundial de Combate à Tuberculose. A criação da data foi uma homenagem ao descobrimento do bacilo causador da tuberculose, ocorrida em 24 de março de 1882, por Dr. Robert Koch. Este foi um passo importante na luta pelo controle e eliminação da doença que, na época, vitimou grande parcela da população mundial. Hoje, o problema ainda persiste com 5,5 milhões de casos novos notificados e 1,5 milhões de mortes anuais.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com