Cidades

Campanha combate violência sexual contra a criança e o adolescente

IPATINGA – A audiência pública sobre o enfrentamento à violência sexual contra a criança e o adolescente levou cerca de 150 estudantes para o plenário da Câmara Municipal de Ipatinga, realizada na tarde desta quarta-feira (18/05). A audiência foi presidida pela Câmara Mirim e é uma das ações alusivas ao dia 18 de Maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra a Criança e Adolescente, da campanha promovida pela Prefeitura de Ipatinga, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Conselhos Tutelares e Câmara Mirim. A presidente da Câmara Mirim de Ipatinga, Hilary Alves Moreira, de 13 anos, abriu a sessão, destacando a importância de discutir ações para o combate da violência sexual contra crianças e adolescentes. “Hoje não é dia de celebrar, mas de fazer uma reflexão sobre as formas de abuso sexual contra crianças e adolescentes, de conhecermos nossos direitos, e ter poder de decidir como será nosso futuro”, declarou a vereadora mirim, que é aluna da rede municipal de ensino.

Participaram da audiência o tenente da Polícia Militar Lindhon Jonhson, vereador Ademir Cláudio, estudantes das escolas municipais Nelcina Rosa de Jesus (Veneza I), e Éverson Magalhães Lage (Caçula), da Escola Eptom (Centro) e do Sertep (Veneza II), além de representantes das redes municipais de Assistência Social e Saúde.

ALERTA
Ainda durante a audiência pública, as profissionais técnicas do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) promoveram uma palestra seguida de debate e dinâmicas sobre as formas de violência sexual, prevenção, proteção, garantia de direitos e denuncia com o objetivo de alertar os adolescentes presentes na plenária.

CAMPANHA

A audiência pública foi uma das ações da Campanha de Enfrentamento à Violência Sexual contra a Criança e o Adolescente, que teve início no mês de abril em Ipatinga. Outras ações, como capacitações destinadas aos representantes da Educação, intervenções realizadas com estudantes e educadores da rede municipal de ensino, no CREAS e no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Território V.
Segundo a coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Ana Carolina Assis Fernandes, o objetivo da campanha é conscientizar a sociedade em geral sobre a prevenção identificação e proteção das crianças e adolescentes vítimas de violência sexual.
A campanha de enfrentamento será instituída como projeto permanente nas escolas da rede municipal de ensino. As ações serão realizadas pela Prefeitura de Ipatinga, em parceria com a Câmara Mirim, CMDCA e Conselhos Tutelares do município.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com