Cidades

Campanha antitabagismo ganha reforço na FSFX

IPATINGA – Fumar faz mal à saúde de quem fuma e de quem aspira a fumaça passivamente, isso quase todo mundo já sabe. E com o objetivo de preservar a saúde de colaboradores e clientes, a Fundação São Francisco Xavier passa a adotar uma política antitabaco na instituição, a começar pelo Hospital Márcio Cunha. Desde o dia 1º de outubro, está proibido o fumo em qualquer lugar dentro das dependências das unidades do HMC. Isso inclui estacionamentos, áreas próximas às lanchonetes, jardins, locais próximo às entradas, escadas e locais isolados ou escondidos.

A política de instituição livre de tabaco da FSFX alinha-se não apenas à Lei 9.264, em vigor desde 1996, mas também ao Decreto 8.262 publicado pelo Ministério da Saúde em junho deste ano, e que entrará em vigor a partir de dezembro. A nova Lei Antifumo proíbe fumar em ambientes fechados, parcialmente fechados por uma parede, teto e até mesmo toldo em todo o Brasil – inclusive em fumódromos.

“Para além da legislação, a Fundação preserva sua missão de promover saúde a todos, sejam colaboradores, pacientes e acompanhantes. Queremos levar informação, conscientização e um caminho àqueles que almejam largar o vício do cigarro, com o apoio do nosso serviço de Saúde Ocupacional e da Usisaúde. A busca por qualidade de vida se dá pela educação e pela adoção de hábitos saudáveis, capazes de prevenir doenças crônicas e complicações futuras, além de disseminar saúde para as futuras gerações”, explica a médica do trabalho Maria De Las Gracias.

AJUDA

A FSFX abre espaço para oferecer ajuda a quem necessita. Quem é fumante e beneficiário da Usisaúde e deseja parar de fumar, entre em contato com o 0800 283 0040 e se inscreva no projeto Inspirar, do programa “Atitude rima com saúde”. Quem não tem Usisaúde e deseja parar de fumar pode a procurar ajuda em uma Unidade Básica de Saúde da rede pública mais próxima de sua residência.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com