Cidades

Câmaras ampliam cargos na Mesa Diretora para 2013

Foram criados dois novos cargos na Mesa Diretora da Câmara de Coronel Fabriciano        (Crédito: André Almeida)

FABRICIANO – O aumento do número de cadeiras no Poder Legislativo, válido a partir de 2013, resultou também em mudanças na composição das mesas diretoras de algumas Câmaras Municipais da região.
Esse é o caso de Timóteo e Coronel Fabriciano, que optaram por ampliar os cargos para a próxima legislatura a fim de aumentar a participação dos parlamentares nos assuntos administrativos das Casas Legislativas.

Com apenas três cargos, a Mesa Diretora da Câmara de Coronel Fabriciano era composta por presidente, vice-presidente e secretário. Agora, com os dois novos cargos de 2° vice-presidente e 2° secretário, a direção da Casa contará com cinco nomes.

De acordo com o Procuradoria Jurídica, a decisão de adicionar novos cargos partiu do atual presidente da Casa, Francisco Pereira Lemos (PSD), junto com os demais parlamentares, para guardar a proporcionalidade, já que o número de vereadores passará de 11 para 17 em 2013.

Em Timóteo, foi criado o cargo de 2° vice-presidente. A Mesa já tem os cargos de presidente, 1° vice-presidente, 1° e 2° secretários. Com isso, a Câmara timotense passa a ter cinco cargos a partir de 1° de janeiro, quando na Casa haverá 15 vereadores.

Na Câmara de Ipatinga, não houve alterações e a Mesa permanece com quatro integrantes, sendo o presidente, vice-presidente, 1° e 2° secretários.

ELEIÇÕES
A direção das Câmaras vai ser disputada logo após a posse dos eleitos, em 1° de janeiro. Em Ipatinga, o regimento interno prevê, em seu artigo 6°, que o vereador mais votado preside a reunião de posse, e por isso coordena também o processo eleitoral. Na cidade, o papel caberá a Ley do Trânsito (PSD).

O registro das chapas que disputarão a eleição para a Mesa Diretora deve ser feito na Secretaria da Câmara até as 18h do dia que antecede o pleito. No documento de registro, deve conter o nome do vereador e o cargo a que concorre.
A escolha é feita através de votação aberta e nominal, e a chapa vencedora é aquela que obtiver maioria absoluta dos 19 vereadores votantes. O mandato da Mesa é de dois anos.

TIMÓTEO
O processo de votação da Câmara de Timóteo não tem a exigência de registro de chapas. Os postulantes aos cargos da Mesa Diretora se inscrevem isoladamente para os cargos em disputa.

O regimento interno da Casa prevê em seu artigo 15 que a votação é nominal. O presidente chama o vereador, que pronuncia o nome do seu candidato ao cargo. Vence o que tiver a maioria dos votos para um mandato de dois anos.
A vereadora Guaraciaba Gomes (PMDB) é uma das candidatas à presidência em Timóteo. Ela já dirigiu a Casa de 2008 a 2010. O anúncio de sua candidatura ao cargo deve acontecer na tarde desta quinta-feira (27).

FABRICIANO
O processo de eleição do comando da Câmara de Coronel Fabriciano é parecido com o Poder Legislativo de Timóteo. O regimento da Casa permite que os vereadores componham chapa completa ou se candidatem isoladamente para disputar um cargo – isso até poucos minutos antes da sessão ser iniciada.

A votação é aberta e cada parlamentar indica o nome do seu candidato por cargo. O vencedor é aquele que tiver a indicação da maioria dos 17 parlamentares. Diferente de Ipatinga e Timóteo, a duração do mandato da Mesa é de um ano.


A vereadora Guaraciaba Gomes (PMDB) deve anunciar nesta quinta-feira (27)
sua intenção de disputar a presidência da Câmara de Timóteo

 

Posse dos eleitos será no final da tarde de terça-feira, dia 1º
Ipatinga
– As solenidades de posse dos vereadores, prefeitos e vices eleitos, marcadas para o dia 1° de janeiro, tiveram os locais e horários divulgados. Em Timóteo, Keisson Drumond (PT) e Renato Martins (PMDB) assumem o cargo de prefeito na sede do Sesi, situada na avenida Efigênia Pereira Bitencourt, n° 7, do bairro Timirim, a partir das 17h.
Os eleitos de Ipatinga Cecília Ferramenta (PT) e Coronel Ramalho (PRB) serão empossados no Ipaminas Esporte Clube, rua Gonçalves Dias, 575, no bairro Cidade Nobre, às 18h.

Já em Coronel Fabriciano, a prefeita eleita Rosângela Mendes (PT) e Bruno Torres (PPL) ocupam seus lugares no Poder Executivo na Clube Casa de Campo, situado na rua Argemiro José Ribeiro, 189, região Central, também às 18h.
Em Santana do Paraíso, a solenidade de posse de Zizinho Duarte (PT) vai ser no Salão de Festa e Eventos Paraíso, situado na rua Elias Matias, 35, no Centro, a partir das 18h.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com