Cidades

Câmara transmite reuniões em tempo real no Youtube

IPATINGA – A Câmara Municipal de Ipatinga passou a transmitir suas reuniões ao vivo, via internet, a partir da reunião ordinária de ontem (20). O objetivo do presidente do Legislativo, Ley do Trânsito (PSD), é incentivar a participação popular e dar maior transparência às ações no parlamento.

Para que isso ocorra, o setor de informática da instituição vem trabalhando intensamente desde o final de 2013, quando foram feitos os estudos técnicos necessários e o levantamento dos equipamentos necessários para a implantação do novo sistema. O painel eletrônico,que era alugado, teve seu contrato encerrado e, ao invés de proceder nova licitação, a Casa optou por trabalhar com um sistema desenvolvido pelos próprios técnicos da Câmara.

TRANSMISSÕES INTERNAS
“Desde o final do ano passado, passamos a transmitir nossas próprias reuniões, internamente. Agora, neste novo modelo, cada vereador vota através de um tablet e o resultado é exposto via projeção, no mesmo local em que havia o antigo painel. A Câmara inova e economiza, podendo reinvestir o valor em novo lugar”, comentou o técnico em informática Juliano Braz.

Ele ainda explicou que, para que isso ocorra, a instituição adquiriu mesa de vídeo e som e um novo retroprojetor com nova tecnologia. “Como será operado pelos servidores da própria Câmara, não haverá custo adicional” completou Juliano.


Plano Diretor

Moradores da regional 7 lotam audiência
IPATINGA
– A sede da UDCBJ (União de defesa da comunidade do Bom Jardim) foi palco da segunda audiência pública promovida pela Câmara Municipal para debater o Plano Diretor de Ipatinga. O espaço ficou lotado, principalmente de moradores da regional 7. Também acompanharam os debates representantes das grandes empresas da região, construtores, comerciantes e lideranças locais.

Os trabalhos foram conduzidos pelo presidente da Câmara, Ley do Trânsito e a mesa esteve composta ainda pelo presidente da Comissão de Urbanismo, Saulo Manoel, a presidente da Associação de Moradores do Bom Jardim, Maria da Penha Andrade Cruz, o presidente da Associação de Moradores do Nova Conquista, Ozéias Carlos Pires, o presidente da Associação de Moradores do Nova Esperança, Genilson José Almeida, os secretários municipais, Carlos Magno, Planejamento, e Élcio Muzi, Desenvolvimento Econômico, e os vereadores Roberto Carlos e Juarez Pires.

Na visão do presidente da Câmara, Ley do Trânsito, a grande presença de público nas duas audiências realizadas até o momento revela o acerto da decisão de ampliar o debate com a população. A próxima audiência será no dia 24, a partir das 19h, no distrito de Barra Alegre.

Para o presidente da Comissão de Urbanismo, da Câmara de Ipatinga, Saulo Manoel, o legislativo cumpriu mais uma importante etapa do processo de discussão do Plano Diretor com a comunidade. “O objetivo do poder legislativo, que é ouvir a comunidade sobre o prisma do Plano Diretor (que define as diretrizes macro), foi cumprido”, destacou.

Internautas aprovam primeira transmissão
IPATINGA –
Sete projetos de lei e um de resolução foram votados, na tarde desta quinta-feira (20), na primeira reunião ordinária realizada este ano pela Câmara Municipal de Ipatinga. A grande novidade foi a transmissão ao vivo dos trabalhos legislativos pela TV Câmara na internet, que pode ser acessada por meio do site www.camaraipatinga.mg.gov.br e pelo canal www.youtube.com/camaraipatinga.

Outra novidade na reunião desta quinta-feira foi a utilização pelos vereadores de tabletes para o registro dos seus votos aos projetos de lei. O público presente ao plenário acompanhou o placar das votações em projeção multimídia, com emprego de equipamento que substitui o antigo painel eletrônico utilizado durante vários anos. A iniciativa foi elogiada pela maioria dos parlamentares.

Conforme monitoramento feito pela Gerência de Informática da Câmara, foram realizadas 277 reproduções da transmissão da reunião ordinária no período entre as 14h e 18h desta quinta-feira. O tempo médio que cada internauta permaneceu conectado no canal da TV Câmara foi de aproximadamente 30 minutos.
Foram registrados 28 comentários durante a transmissão, a maioria parabenizando a iniciativa da Câmara Municipal de Ipatinga.

Projetos aprovados
Os sete projetos de lei que constavam na pauta da ordem do dia foram apreciados em bloco e aprovados em primeira votação por unanimidade. Três deles, de autoria do vereador Adelson Fernandes (PSB), dispõem sobre denominação de vias públicas e do cemitério do distrito de Barra Alegre.

De autoria do vereador Sebastião Guedes (PT), foi aprovado projeto de lei que dá o nome de Arnaldo Lira de Araújo à Unidade Básica de Saúde do bairro Caravelas. Outro projeto de lei aprovado, de autoria do vereador Agnaldo Bicalho (PT), declara de utilidade pública a Associação Master de Atletismo do Vale do Aço (AMAVA).

Encaminhados pela Prefeitura à Câmara, foram aprovados dois projetos de lei. O PL 004/2014 autoriza a transposição de recursos do orçamento vigente da ordem de R$ 794 mil. O objetivo é reforçar dotações das secretarias municipais de Saúde e de Cultura, Esporte e Lazer, visando garantir repasses para entidades sem fins lucrativos. A verba também será empregada na contratação de serviços de manutenção e adequação do Polo Universidade Aberta do Brasil – UAB.

Já o PL 05/2014, autoriza o Executivo a acrescer, aos valores já autorizados pela Lei 3.289/2013, R$ 2,5 milhões para destinação de recursos a título de subvenções sociais para entidades privadas sem fins lucrativos.
Também foi aprovado o projeto de resolução 001/2014, de autoria do vereador Léo Escolar (PCdoB), que concede o título de Cidadão Honorário ao senhor Luiz Carlos Miranda.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com