Nacionais

Câmara de Ipatinga aprova Moções de Pesar a Arcanjo Pascoal e Wilton Rodrigues

IPATINGA – A Câmara Municipal de Ipatinga aprovou, na reunião ordinária realizada nesta segunda-feira (21), Moção de Pesar pelo falecimento do ex-presidente do Legislativo, Arcanjo Evangelista Pascoal, ocorrido no sábado (19). Também foi aprovada Moção de Pesar pela morte do jornalista Wilton Rodrigues de Oliveira, um dos fundadores do Jornal Diário do Aço, Diário Popular e Diário de Caratinga.
Arcanjo exerceu quatro mandatos como vereador, de 1971 a 1973, 1973 a 1977, 1977 a 1981 (prorrogado até 1983) e de 1983 a 1988. No último mandato foi escolhido por seus pares para presidir a Câmara Municipal de Ipatinga no biênio 1983/1984.
Nascido em Alvinópolis (MG), Arcanjo era filho do pioneiro João Valentim Pascoal e Maria Augusta Pascoal. Casado com Andiara Moraes Pascoal, o ex-presidente do Legislativo deixou três filhos: Fabiano Moraes Valentim Pascoal, Juliano Moraes Valentim Pascoal e Naiara Moraes Valentim Pascoal. Bacharel em Direito e músico, juntamente com seu irmão Paulo Pascoal, Arcanjo participou de vários festivais pelo interior de Minas Gerais, sendo inclusive premiado.
Arcanjo tinha 73 anos de idade e lutava contra um câncer no cérebro há mais de um ano. Ele foi sepultado na tarde do último domingo, no Cemitério Senhora da Paz, apenas quatro meses após a morte do irmão e parceiro Paulo Pascoal. A Moção de Pesar foi proposta pelo vereador Ademir Cláudio e aprovada em plenário por unanimidade.

Arcanjo Pascoal e o irmão Paulinho, também falecido recentemente, durante gravação do último CD

JORNALISTA
Apresentada pelo vereador Adiel Oliveira, a Moção de Pesar pelo falecimento do jornalista Wilton Rodrigues de Oliveira, ocorrido no dia 30 de julho, também foi aprovada por unanimidade no plenário.
Um dos fundadores do jornal Diário do Aço, que dirigiu até 2007, e do Diário Popular, Wilton era natural de Imbé de Minas, e ao longo da vida exerceu inúmeras atividades. Trabalhou como bancário, professor e advogado, foi funcionário da Acesita e atuou como secretário de Educação em João Monlevade.
Como empresário, reafirmou a importância do jornalismo impresso como principal veículo de comunicação não só no Vale do Aço, mas também em Caratinga, onde fundou o Diário de Caratinga.
No jornalismo, Wilton foi contemporâneo de grandes nomes, que admirava, como o conterrâneo Ziraldo, José Carlos de Assis e de importantes cronistas regionais como Euclides Diogo Sabará, Marcondes Tedesco e Parajara dos Santos, também fundadores do Diário do Aço, no início da década de 80.
Wilton Rodrigues faleceu aos 87 anos de idade, no dia 30 de julho, após sofrer uma parada cardio-respiratória no Hospital Márcio Cunha.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com