Cidades

Câmara de BH debate fim do voto secreto com experiência da CMI

Durante audiência pública, Nardyello falou sobre a CMI, que aboliu o voto secreto em 2001

 

IPATINGA – O presidente da Câmara de Ipatinga, vereador Nardyello Rocha (PSD), foi novamente convidado pela Câmara de Vereadores de Belo Horizonte para participar das discussões sobre o fim do voto secreto, na capital mineira.
Nesta terça-feira (22), o parlamentar participou de uma audiência pública realizada pela Comissão Especial constituída para apreciar a Proposta de Emenda à Lei Orgânica 15/2012, que extingue o voto secreto na Câmara de Belo Horizonte.
Participaram do evento o presidente da Comissão, vereador Alberto Rodrigues (PV); o relator, vereador Gunda (PSL); a vereadora Silvia Helena (PPS); o vereador Fábio Caldeira (PSB); o diretor de Processo Legislativo da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Sabino Fleury; o presidente da Câmara de Timóteo, vereador Douglas Wilkys (PSB), e o primeiro secretário, vereador José Constantino Coronel (PSDB).
Na ocasião, Nardyello falou sobre a experiência de Ipatinga. Desde 2001, o município acabou com o voto secreto, sendo pioneiro em Minas Gerais.
O vereador destacou a importância da audiência e de mobilizações como as que têm sido feitas para tratar o assunto e enfatizou que “o voto aberto é o remédio para a transparência e democracia”.

SABATINA
Nardyello Rocha ainda passou por uma sabatina. Ele respondeu às perguntas feitas pelos vereadores e munícipes. Eles questionaram sobre a procedência constitucional da alteração, os reflexos do voto aberto para a população, dentre outras perguntas.
A Comissão tem até o dia 4 de junho para apresentar um parecer para submeter a proposta ao plenário. Outra audiência pública está marcada para o dia 29 de junho, em Belo Horizonte.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com