Cidades

Câmara convoca reunião para tratar do combate ao Aedes

FABRICIANO – O Presidente da Câmara Municipal de Coronel Fabriciano (CMCF), vereador Querubim (PDT), convocou para esta sexta-feira (29), às 18h, Reunião Extraordinária em que os parlamentares discutirão e votarão os Projetos de Lei nº 2.680/2016 e 2.681/2016, do Executivo, que autorizam a Abertura de Créditos Adicionais Suplementar (aproximadamente R$ 100 mil) e Especial (cerca de R$ 237 mil). As matérias têm como objetivo promover ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças virais como dengue, chikungunya e zika vírus, além do tratamento de pessoas já infectadas.

O primeiro PL (2.680/2016) trata da contratação de pessoal, por parte da Administração Municipal, bem como a aquisição de insumos e serviços. Já a proposição nº 2.681/2016 pretende atender à Resolução nº 5.101/2015, da Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG), que estabelece incentivo financeiro complementar aos municípios mineiros que desenvolverem ações de controle e redução dos riscos das três doenças virais no âmbito das equipes de Atenção Básica e assistência aos pacientes.

SEM CONFRONTO
“Reitero que não faremos na CMCF uma gestão de confronto, como quer o Executivo Municipal. No entanto, tem que haver a compreensão de que não fazemos parte de um Poder que seja a extensão do Executivo. O Legislativo está aqui para legislar, fiscalizar e melhorar os projetos de lei emanados do Executivo, buscando esclarecimentos. Assim sendo, os vereadores podem então votar com segurança e consciência após o debate e a prestação dos esclarecimentos necessários”, salientou Querubim.

“Esses Projetos de Lei inseridos na pauta desta sexta-feira servirão para possibilitar a realização de trabalhos preventivos e clínicos que até então não foram realizados na cidade, o que culminou na epidemia que se instalou aqui no município”, acrescentou.

PRESENÇAS
Ainda segundo o Presidente da Câmara, o superintendente Regional de Saúde (SRS), Wagner Barbalho; a diretora assistencial do Hospital São Camilo (HSC), Tatiane Martins; e o secretário Municipal de Saúde, Rubens Castro, confirmaram presença na sessão Extraordinária, onde prestarão esclarecimentos.

“Queremos entender melhor a questão. Por exemplo, como o HSC, que está sobrecarregado, receberia um setor de reidratação? Como procederá, daqui para frente, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que não vinha fazendo um trabalho eficaz? Qual o papel do Estado aqui? Entendemos que tem um fumacê sendo feito em Fabriciano. No entanto, será que esse fumacê não pode ser ampliado? Buscaremos então essas respostas para votarmos e fazermos o nosso papel”, frisou Querubim. “Buscamos sempre o melhor para Fabriciano, cidade onde os seus habitantes pagam impostos e, consequentemente, querem o retorno deles também por meio de uma Política Pública de Saúde decente”, concluiu.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com