Ipatinga homenageia voluntários que se destacaram em meio à tragédia das enchentes de 2025
IPATINGA – A Câmara Municipal de Ipatinga aprovou, por unanimidade, o projeto de lei que institui o Dia Municipal dos Heróis Voluntários da Enchente, de autoria do presidente da Casa, vereador Ley do Trânsito. A data será celebrada anualmente em 12 de janeiro, em reconhecimento àqueles que se dedicaram ao resgate e apoio às vítimas da enchente que assolou a cidade em janeiro de 2025.
Na ocasião, um temporal atingiu Ipatinga. Em apenas uma hora, foram registrados 80 milímetros de chuva, resultando em alagamentos, transbordamento de córregos e destruição de residências e comércios. O volume total de chuva, acumulado ao longo de quatro horas, deixou um rastro de prejuízos e tristeza, com a perda de onze vidas, incluindo crianças e idosos.
Para o autor da proposição, Ley do Trânsito, diante do caos, a população de Ipatinga mostrou sua maior qualidade: a solidariedade. Centenas de moradores se mobilizaram espontaneamente para resgatar famílias, oferecer abrigo, arrecadar doações e auxiliar na limpeza das ruas e casas atingidas. Foram cidadãos comuns que se tornaram verdadeiros heróis em meio à tragédia.
“Foi por isso que propus e aprovamos o projeto de lei que institui o Dia Municipal dos Heróis Voluntários da Enchente. A partir de agora, todo dia 12 de janeiro será dedicado a essas pessoas que mostraram que a força de uma cidade está na união do seu povo”, afirmou o vereador Ley do Trânsito.