Cidades

Calendário básico de vacinas é ampliado na rede municipal

IPATINGA – A Prefeitura Municipal, em parceria com o Programa Nacional de Imunização, incluiu no calendário básico infantil da Secretaria Municipal de Saúde a dose contra a Hepatite A para crianças na faixa etária entre um ano completo e dois anos incompleto (ou um ano, 11 meses e 29 dias). No município, a vacina está disponível nas 16 Unidades Básicas de Saúde que dispõem de salas de vacinação, de segunda a sexta-feira, a partir das 8h.

REFORÇO

Crianças nascidas a partir de 1º de julho de 2012 que ainda não foram imunizadas também têm direito à vacina contra Hepatite A até dezembro deste ano. Para garantir a proteção, basta o pai ou responsável levar o seu filho à sala de vacinas mais próxima de sua residência munido da caderneta de vacinação para atualização e orientações. A vacina é dose única.

A gerente da Seção de Vigilância Epidemiológica da Prefeitura de Ipatinga, Natália Littig, explica que a Hepatite A costuma ser benigna na infância. Mas é importante tomar cuidados para a doença não evoluir para formas mais graves, agora com o reforço da imunização. “A vacina praticamente não tem contra-indicação e a proteção é iniciada quatro semanas após a aplicação. Mas ainda assim, cuidados com saneamento básico é fundamental para evitar a transmissão de outras doenças”, afirma.

HEPATITE A
A Hepatite A é uma doença infecciosa aguda, causada pelo vírus VHA e transmitida por meio da ingestão de água e alimentos contaminados e ou em contato com fezes de uma pessoa contaminada. Água imprópria para consumo, frutas, verduras, gelo são potenciais meios de contaminação. Os principais sintomas são: urina escurecida, diarreia, vômito, desidratação e pele amarelada (icterícia).

 


A câmara fria é capaz de manter a temperatura por até cinco horas em caso de falta de energia


Salas de vacinas contam com novos refrigeradores
A rotina de imunização já será conservada em novos refrigeradores que equipam as salas de vacinas da rede municipal de saúde. A Prefeitura de Ipatinga adquiriu seis novos equipamentos específicos para o armazenamento dos medicamentos, seguindo as normas da Agência Nacional de Vigilância em Saúde (Anvisa). Os novos refrigeradores substituirão, gradativamente, as atuais geladeiras em uso pelo serviço, algumas com mais de sete anos, e vão ampliar a reserva técnica. Atualmente, 16 das 21 unidades de saúde de Ipatinga contam o serviço de vacinação em atividade.

Também foi adquirida pela Administração Municipal uma nova câmara fria para a Central de Vacinas. Com investimento de R$ 21 mil, o novo equipamento conta com bateria externa capaz de manter a temperatura por até cinco horas, em caso de falta de energia, e dobra a capacidade de armazenamento de imunobiológicos (vacinas e medicações) do município, que já conta com uma câmara fria. O objetivo dos novos investimentos é ampliar a segurança, evitando eventuais perdas de medicamento, e melhorar a qualidade do serviço prestado ao usuário.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com