Cidades

Cai número de ipatinguenses registrados no SPC em 2012

IPATINGA – Um relatório do Sistema de Proteção ao Crédito (SPC), divulgado na última sexta-feira (4), mostrou que os ipatinguenses ficaram mais adimplentes em 2012. A quantidade de pessoas da cidade incluídas na lista de devedores caiu cerca de 6% em relação ao ano passado. Ainda assim, o número é alto: mais de 32 mil pessoas foram registradas no SPC ao longo do ano que passou. No entanto, desse total, quase 22 mil pessoas já efetuaram a regularização de sua situação junto ao órgão. Os números são referentes às dividas relacionadas a cheque, crediário próprio e carnês, e não contemplam os registros no Serasa.

Maio, segundo mês mais lucrativo para o comércio brasileiro, foi também o mês que em que mais registros ocorreram no SPC. Além disso, nesse mês houve o maior número de consultas feitas no balcão da Associação Comercial de Ipatinga (Aciapi), situado no Centro da cidade.

DEFESA
Já em dezembro, tradicional pelas vendas do natal, foram registradas mais de 36 mil consultas gerais ao Sistema feitas por comerciantes, o maior número de 2012. Conforme explicou Márcio Penna, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Ipatinga, as consultas são o mecanismo utilizado pelo comerciante para se defender de possíveis prejuízos. Para Márcio, o alto número de consultas representa uma forte movimentação no comércio, o que, para ele, é positivo. As pesquisas também aumentaram em relação ao ano anterior. Em 2012, foram 375 mil consultas, já em 2011 o número ficou na casa dos 353 mil.

Márcio Penna cita o aumento de associados à CDL como uma dos motivos para o resultado positivo em 2012. Hoje, a Câmara de Dirigentes Lojistas possui em seu quadro 1313 associados que têm acesso a ferramentas de consulta ao órgãos de proteção de forma facilitada.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com