Cultura

Café Cinematográfico comemora seis anos com ‘Trainspotting’

CEL. FABRICIANO – Em comemoração aos seis anos do projeto de extensão Café Cinematográfico, os cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste) promovem, neste sábado (20), mais uma edição do evento.

O filme escolhido para a data especial é o drama britânico “Trainspotting”, dirigido por Danny Boyle e com roteiro baseado em livro homônimo de Irvine Welsh. A exibição será aberta ao público, às 14h, no auditório Padres do Trabalho, campus de Coronel Fabriciano. Os interessados em participar deverão levar lanches, que serão compartilhados em um café comunitário, além de uma caixa de leite, que será doada a uma instituição de caridade da região. Haverá bate-papo ao final da apresentação.

De acordo com o professor Rodrigo Cristiano, idealizador do projeto, “Trainspotting” foi o filme escolhido em virtude da discussão que provoca e da angulação ótica em que o enredo é contado. “É um filme que apresenta uma história muito forte e que nos leva à reflexão sobre o uso de drogas e como a sociedade os enxerga, só que pelo olhar de um grupo de drogados”, comenta o professor.

A exibição do filme tem como objetivo levar aos graduandos e à comunidade externa filmes que possibilitem o incentivo à formação crítica e apreciativa do público. O “Café Cinematográfico” constitui um projeto para a troca de conhecimento e aprendizagem, em que os alunos são estimulados a discutir sobre as produções assistidas.

SINOPSE
O filme conta as histórias de viciados em heroína que vivem num subúrbio de Edimburgo, Escócia, narradas do ponto de vista de um deles, Renton. Ele próprio resolve interromper o vício, mas sempre acaba retornando, Spud tenta arrumar emprego, mas não consegue, e Sick Boy é um especialista em filmes de James Bond. Além deles, também integram o mesmo grupo, mas não são viciados, Tommy, que acaba eventualmente seguindo o mesmo caminho dos amigos, e Begbie, intempestivo e violento.

O filme causou polêmica em alguns países, incluindo o Reino Unido e Estados Unidos, devido às alegações de que eles promoviam o uso de drogas. Retratando o movimento clubber no Reino Unido, foi considerado pelo The New York Times, em 2004, como um dos mil melhores filmes já produzidos. A trilha sonora foi lançada pela gravadora EMI Records e integra a lista elaborada pela revista Rolling Stone das 25 melhores trilhas sonoras de todos os tempos.

Serviço
Café Cinematográfico – Filme “Trainspotting”
Auditório Padres do Trabalho, campus Coronel Fabriciano
Sábado – 13:30h – Entrada franca e aberto ao público

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com