INSS, consultoria jurídica e obtenção de documentos entre os destaques do semestre
IPATINGA – O Centro de Atenção ao Cidadão (CAC), órgão criado pela Câmara Municipal de Ipatinga para aproximar a população do Legislativo e oferecer assessoria na busca de soluções para problemas jurídicos e sociais, realizou 14.470 atendimentos no primeiro semestre de 2023.
Desde consultoria jurídica e social, passando por orientações sobre a Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS) (Lei nº 8.742/93), até a facilitação para obtenção de documentos pessoais, os serviços prestados pelo CAC são diversos e voltados para atender as necessidades dos cidadãos de Ipatinga.
SERVIÇOS
“Nosso maior volume de atendimentos está nas consultas e serviços relacionados ao Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS). Temos atuado como uma espécie de ‘posto avançado’ do INSS, marcando perícias, recursos e cadastros para a população.”, diz Hosvaldo dos Santos, gerente do CAC.
O CAC também tem sido de extrema importância na emissão de isenções para casamento civil e para obtenção da carteira de identidade, por meio de parcerias com os cartórios de Barra Alegre/Vila Celeste e do Centro de Ipatinga, e com o setor de identificação da Polícia Civil, respectivamente.
Além de todos esses serviços, o CAC oferece internet popular para a comunidade, recebe denúncias de abusos de qualquer natureza e facilita o acesso à obtenção de documentos pessoais, por meio de contatos com cartórios do país inteiro.
“Estamos muito orgulhosos com o alcance que temos conseguido. Nosso objetivo é ser um canal de apoio, informação e solução para os problemas jurídicos e sociais da nossa população. Estes números demonstram que estamos no caminho certo”, afirma o vereador Ley do Trânsito (PSD), presidente da Câmara de Ipatinga.
Confira os atendimentos mensais:
Jan – 3.185
Fev – 2.449
Mar – 2.675
Abril – 1.693
Mai – 2.331
Jun – 2.137
Total – 14.470