Rei Charles III lidera o início das cerimônias fúnebres para Elizabeth II
EDIMBURGO (DO g-1) – O rei Charles III, acompanhado por seus três irmãos, liderou nesta segunda-feira (12) a procissão que levou o caixão de Elizabeth II até a Catedral de Saint Giles, em Edimburgo, capital da Escócia, onde os britânicos começarão a se despedir de sua rainha.
Vestido com trajes militares (que incluem um kilt escocês), o novo monarca seguiu o carro funerário a pé do Palácio de Holyroodhouse, em cuja sala do trono ele passou a noite, até o templo vizinho da Igreja da Escócia.
Seus irmãos Anne, 72, e Edward, 58, também usavam uniforme. Andrew, de 62 anos, não estava de uniforme. Ele era considerado o “filho predileto” de Elizabeth II, mas a própria rainha o despojou de suas honras militares meses atrás, como resultado de acusações de agressão sexual a uma menor de idade nos Estados Unidos.
Após participar do primeiro cortejo fúnebre do corpo da sua mãe, a rainha Elizabeth II, o agora rei Charles III foi ao Parlamento da Escócia acompanhado de sua mulher Camilla, a rainha consorte.
Assim como os parlamentares ingleses fizeram nesta manhã, a Casa escocesa também prestou sua homenagem à antiga monarca e ofereceu condolências ao novo rei.
Durante o discurso ao Parlamento, Charles disse prezar pela constituição e que, após carregar por tantos anos títulos escoceses, como o de Duque de Edimburgo, os repassou para seu filho mais velho, William, agora sucessor ao cargo de rei do Reino Unido.
Após essa cerimônia, o monarca seguiu para uma vigília na catedral de Saint Giles, em Edimburgo, onde o corpo da rainha ficará até terça-feira (13).
MANIFESTANTE
A polícia da Escócia afirmou que prendeu três pessoas por terem causado distúrbios durante o cortejo do corpo da rainha.
Nesta segunda-feira, um homem de 22 anos foi retirado da multidão em Edimburgo durante o cortejo fúnebre do caixão da Rainha Elizabeth II.
A procissão era silenciosa, só com som de gaitas de fole, até que o homem gritou: “Andrew, você é um velho doente.”
Outros espectadores responderam com: “Deus salve o Rei”, antes que o homem fosse retirado.
O príncipe Andrew, irmão do Rei Charles III, se envolveu em um escândalo sexual quando uma americana disse ter sido abusada por ele em 2001. O caso foi encerrado este ano, quando as partes entraram em um acordo.
Além desse preso, uma mulher de 22 anos que estava com um cartaz contra a monarquia foi presa, e um homem de 74 também foi detido por ter “violado a paz”.
VISITAÇÃO
O repórter Harry Horton, do portal ITV News, fotografou duas mulheres na fila para visitar o caixão da rainha Elizabeth II quando ele estiver em Londres.
O corpo dela, porém, só deve chegar à capital inglesa na terça-feira e começar a receber visitar a partir de quarta.
Elas devem ficar na fila mais de 48h para serem as primeiras a ver o caixão da monarca.
Os membros da família real deixaram o saguão da Catedral de Saint Giles, em Edimburgo, na Escócia.
O rei Charles III e seus três irmãos deixaram o local após o fim da missa.
A partir das 17h local (13h de Brasília), a população poderá visitar a Catedral e prestar suas homenagens à rainha Elizabeth II.
O rei Charles III ainda deve se encontrar com a primeira-ministra da Escócia, Nicola Sturgeon, antes de rumar para o parlamento escocês, onde receberá condolências dos membros.
PRESENÇAS
Ao menos 13 líderes mundiais – entre presidentes, primeiros-ministros de monarcas – já confirmaram presença no funeral de Elizabeth II, que acontecerá em 19 de setembro em Londres.
O presidente Jair Bolsonaro, do Brasil, é um dos confirmados, além de Joe Biden, dos Estados Unidos, e lideres da Ásia. Veja aqui a lista completa.
O esquema de segurança preparado pelo governo do Reino Unido para o funeral é a maior operação policial da história do país.
FERÉTRO
O corpo da rainha Elizabeth II foi levado para o interior da Catedral de Saint Giles, em Edimburgo, na Escócia.
A cerimônia foi feita por oficiais fardados.
Entraram depois do corpo o Rei Charles III, a rainha consorte Camilla, o princesa Anne acompanhada do marido, o príncipe Andrew e o príncipe Edward, também acompanhado de sua cônjuge.
Antes do início da missa, o caixão foi colocado sobre uma mesa no centro do salão.