Esportes

Brasil perde o ouro no futebol

BRASÍLIA – O Brasil perdeu a final do futebol masculino contra o México, por 2×1, e ficou com a medalha de prata. O México abriu 2 a 0 contra o Brasil com dois gols de Peralta na final olímpica do futebol masculino: aos 30 segundos de jogo saiu o primeiro gol, e o segundo foi aos 29 minutos do segundo tempo.
Numa tentativa de melhorar o desempenho do Brasil, o técnico Mano Menezes substituiu Alex Sandro por Hulk ainda no primeiro tempo. Aos 44 minutos, Hulk fez um gol e diminuiu a vantagem mexicana. Nos últimos segundos de jogo, Oscar tentou o empate com uma jogada de cabeça, mas a bola foi para fora e com isso, o ouro ficou para o México.
O time de Mano Menezes teve 89 minutos para reagir e virar, como já havia feito contra Bielo-Rússia e Honduras na própria Olimpíada. Mas se perdeu na falta de inspiração de seus jogadores mais badalados, Neymar e Oscar, e nas falhas individuais dos defensores. O ataque passou em branco pela primeira vez na Olimpíada e o Brasil amargou sua terceira derrota em finais – as outras foram diante da França, em 1984, e da União Soviética, em 1988.
Mano manteve para a decisão o time que foi bombardeado nos primeiros 20 minutos pela Coreia do Sul, na semifinal. Parte da torcida nem havia se assentado em Wembley quando Aquino interceptou um passe de Rafael na lateral direita e a bola ficou com Peralta, que bateu rasteiro, da entrada da área, no canto direito de Gabriel: 1 a 0, antes do primeiro minuto de jogo.
Mano assumiu o erro na escalação ao trocar em meia hora Alex Sandro, que não criou e nem marcou, por Hulk. O substituto mostrou serviço logo de cara, ao arriscar de longe e obrigar Corona a espalmar. O Brasil ganhou volume de jogo e perdeu boa chance com Marcelo, que recebeu o pivô de Damião e bateu para fora.
Faltava o jogo de Neymar, que só apareceu no começo do segundo tempo. Em quatro minutos o atacante levou perigo duas vezes.
O México só se defendia, mas teve a primeira chance de matar o jogo aos 18, quando Thiago Silva “se inspirou” no vacilo de Rafael e quase deu o segundo gol de presente. O zagueiro parou na entrada da área para reclamar um toque na mão ignorado pelo árbitro e viu Fabian ficar com a bola, limpar Gabriel e bater no travessão. O goleiro também colaborou com os mexicanos ao sair mal num escanteio, mas Fabian cabeceou por cima e perdeu outra oportunidade.
Mano arriscou tudo ao desguarnecer ainda mais a defesa quando trocou Sandro por mais um quarto atacante, Alexandre Pato, aos 25. Mas nem houve tempo para sentir os efeitos da ousadia. Quatro minutos depois, Peralta apareceu sozinho nas costas de um irreconhecível Thiago Silva e cabeceou com categoria, à esquerda de Gabriel: 2 a 0.
O Brasil partiu para uma pressão desordenada nos minutos finais, mas Corona não fez nenhuma defesa importante. (Estadão)

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com