Cidades

Blitz educativa comemora Dia do Ciclista

IPATINGA – No Dia Nacional do Ciclista, celebrado nesta quarta-feira (19), o Instituto Raquel Barreto em Defesa da Vida, com apoio da Prefeitura de Ipatinga e Polícia Militar, promove blitz educativa na Avenida Selim José de Sales, próximo ao Banco do Brasil, no bairro Canaã. A movimentação vai acontecer entre as 17h e 18h. Durante a abordagem, os ciclistas vão receber dicas especiais para a preservação da vida a partir de atitudes corretas e preventivas adotadas no cotidiano.

De acordo com dados do Departamento de Transporte e Trânsito (Detra) da PMI, em 2014 foram registrados 275 acidentes de trânsito envolvendo ciclistas no município, com 253 vítimas, sendo quatro fatais. Já no balanço feito de janeiro a abril deste ano estão computados 86 acidentes envolvendo ciclistas, resultando em 80 vítimas.
O Dia Nacional do Ciclista, comemorado nesta quarta-feira, foi criado para homenagear Pedro Davison, estudante de Biologia prestes a se graduar, que, em 19 agosto de 2006, foi atropelado e morto por um motorista alcoolizado enquanto pedalava em Brasília. A escolha da data foi aprovada pelo Senado em 2008.


Dicas de segurança

– Em vias urbanas e nas rurais de pista dupla, a circulação de bicicletas deverá acontecer, quando não houver ciclovia, na ciclofaixa ou acostamento, ou quando não for possível a utilização destes, no mesmo sentido da circulação regulamentada para a via, com preferência sobre os veículos automotores, evitando assim colisões e acidentes mais graves.
– Conforme o CTB, o ciclista desmontado empurrando a bicicleta equipara-se ao pedestre em direitos e deveres.
– São equipamentos obrigatórios para as bicicletas, estabelecidos pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito): campainha, sinalização noturna dianteira, traseira, lateral e nos pedais, e espelho retrovisor do lado esquerdo, entre outros itens.
– O capacete é um item imprescindível à segurança do ciclista.
– A sinalização do ciclista deve ser indicada com o braço, indicando aos demais condutores suas intenções no trânsito.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com