terça-feira, setembro 23, 2025
spot_img
InícioCidadesBelo Oriente participa da 10ª Jornada do Patrimônio Cultural de Minas

Belo Oriente participa da 10ª Jornada do Patrimônio Cultural de Minas

Estudantes visitam local responsável por “rebatizar” distrito de Cachoeira Escura

BELO ORIENTE – O distrito de Perpétuo Socorro, situado as margens da BR 381 e banhado pelo Rio Doce, é a maior subdivisão de Belo Oriente. O local é conhecido como Cachoeira Escura há muito tempo, e ganhou o nome por causa desta peculiar característica de sua queda d’água.

A Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, por meio do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (IEPHA-MG), em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo e Cultura de Belo Oriente, promoveu a 10ª Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais, que neste ano adotou a temática: Paisagem Cultural e Patrimônio Toponímico.

IMERSÃO

Os alunos do 9º ano da Escola Municipal Hilda Morais visitaram o espaço, em uma atividade pedagógica e cultural, realizando uma imersão em um dos cenários mais bonitos da cidade na última sexta-feira (19/09). A excursão contou com palestras e explicações sobre a educação patrimonial e a sua importância, fortalecendo a preservação e valorização da história e cultura local.

“Esta é uma das diversas ações da jornada. Tivemos a oportunidade de realizar uma visita guiada até a cachoeira com os alunos da escola Hilda Morais, onde pudemos contemplar uma belíssima paisagem natural, e ainda, expor para os nossos alunos a importância da cachoeira no contexto de paisagem cultural e patrimônio toponímico”, afirma o gerente de Cultura de Belo Oriente, Edson Martins.

Também estiveram na visita a bibliotecária da Biblioteca Pública de Perpétuo Socorro, Edilamar Gomes, e o vice-prefeito, Evangelista Felipe.

A Toponímia é o estudo dos nomes de lugares (topônimos), tanto de acidentes geográficos como de locais habitados, como é o caso de Cachoeira Escura.

SOBRE A JORNADA

A Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais mobiliza entidades, agentes culturais e municípios, a cada dois anos, para a realização de atividades que sensibilizem a sociedade na promoção, valorização e preservação do patrimônio cultural. A jornada integra a programação do Dia do Patrimônio Cultural Brasileiro (17 de agosto) e incentiva o desenvolvimento de diversas atividades destinadas a todos os perfis de público e faixas etárias.

A Jornada é inspirada em uma iniciativa francesa chamada “Dias Abertos dos Monumentos Históricos”, que começou em 1984. O objetivo era mostrar e divulgar a riqueza do patrimônio cultural francês, durante um fim de semana do mês de setembro, com visitações a monumentos e a equipamentos culturais, entre outros inúmeros eventos.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -spot_img

Most Popular

Recent Comments