Cidades

Belo Horizonte é termômetro de disputa para presidente

Dilma discursa ao lado de Patrus Ananias, em comício em Belo Horizonte; Carreata no Barreiro em apoio à reeleição de Marcio Lacerda: Aécio é seu principal cabo eleitoral

BELO HORIZONTE – As eleições municipais para a prefeitura de Belo Horizonte terão grande influência para o cenário das eleições presidenciais, na opinião do cientista político Fábio Wanderley Reis, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Para ele, a existência de “candidatos virtuais” à Presidência da República envolvidos com a disputa local “mostra claramente a importância que a cidade tem para o cenário de 2014”.
“Sem dúvida, o que está acontecendo aqui em Belo Horizonte já é um termômetro das eleições majoritárias”, disse Reis à Agência Brasil. “Ainda é difícil mensurar o peso dessa influência, mas é notório que há atores que são claramente candidatos virtuais, como o senador Aécio Neves, por enquanto o candidato mais óbvio, e a presidenta Dilma Rousseff. Isso mostra a importância das eleições municipais para o cenário nacional. Certamente a eleição presidencial também está sendo jogada na municipal”, disse o cientista político.
A presidenta Dilma Rousseff teve uma participação ativa na campanha do petista Patrus Ananias, ex-ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome do governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Dilma participou de seu programa eleitoral e, na última quarta-feira, do último comício realizado pelo petista. Já o senador Aécio Neves apoiou de perto o candidato do PSB à prefeitura da capital mineira Marcio Lacerda.
A avaliação do cientista político não é totalmente corroborada por parte dos sete candidatos que concorrem à prefeitura no pleito de domingo (7). “Dizer que essas eleições estão nacionalizadas é um exagero. Claro que causará reflexos na carreira política dos candidatos e na vida dos partidos. Mas é uma eleição municipal. Por isso não vamos discuti-la no âmbito nacional”, disse o candidato do PSB, Márcio Lacerda.
“Estamos fazendo uma campanha belorizontina. Claro que a cidade tem peso de grande dimensão para a política nacional, mas meu empenho está voltado às soluções necessárias para os problemas da nossa cidade, e 2014 será vivido no momento devido”, disse Patrus Ananias.
Para o professor Fábio Reis, as eleições para a capital mineira têm outra particularidade. “Aqui, tucanos e petistas são mais próximos do que no resto do país. Nesse cenário, o PSB de Márcio Lacerda tem emergido de forma significativa”, disse.
“O próprio Lacerda foi eleito para a prefeitura com o apoio de parte do PT e do PSDB. Por isso não haverá tantas diferenças caso um ou o outro ganhe. Há um compartilhamento de ideias e de perspectivas sociais comuns aos dois, assim como não há indisposição entre o Aécio e o ex-presidente Lula. Isso para não dizer que há, entre eles, uma certa proximidade”, argumentou o cientista político.
Além de Lacerda e Ananias, participam das eleições municipais outros cinco candidatos: Alfredo Flister (PHS), Maria da Consolação (PSOL), Vanessa Portugal (PSTU), Pedro Paulo Pepê (PCO) e Tadeu Martins (PPL).

Datafolha mostra Lacerda com 50% e Patrus com 43% dos votos válidos
BH
– Marcio Lacerda (PSB), 66, e Patrus Ananias (PT), 60, chegam neste domingo para a disputa pela Prefeitura de Belo Horizonte com o cenário indefinido sobre a possibilidade de haver ou não segundo turno.
Pesquisa Datafolha feita entre na sexta e no sábado (5 e 6), em parceria com a TV Globo, aponta o prefeito Lacerda, que tenta a reeleição, com 50% dos votos válidos, contra 43% de Patrus, ex-ministro do Desenvolvimento Social, pasta responsável pelo Bolsa Família.
A margem de erro da pesquisa é dois pontos percentuais para mais ou para menos. Dessa forma, Lacerda pode ter entre 48% e 52% dos votos válidos, o que deixa o cenário incerto sobre uma possível reeleição hoje. O Datafolha ouviu 1.726 eleitores.
A diferença entre os dois caiu de 14 para 7 pontos em relação ao último levantamento do Datafolha, realizado terça e quarta desta semana. Lacerda tinha 54% e Patrus, 40% dos votos válidos.
O Datafolha também pesquisou um cenário de segundo turno. Lacerda aparece com 48%, contra 42% de Patrus. O prefeito manteve o mesmo percentual da pesquisa anterior, enquanto o candidato do PT tinha 39%. Em relação à rejeição por parte dos eleitores, Lacerda tem 22% e o petista, 20%.
A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral com o número MG-01178 / 2012. (Folha de S. Paulo)

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com