Discípulo do lendário bailarino e coreógrafo norte-americano Bob Fosse, André inicia turnê brasileira de Purpurina por sua Ipatinga natal
IPATINGA – O artista, coreógrafo e intérprete, André Quintela, natural de Ipatinga, após 40 anos residindo nos Estados Unidos, volta ao Vale do Aço para apresentação do espetáculo solo “Purpurina”, no dia 6 de novembro, no teatro Zélia Olguin.
Purpurina é um espetáculo de música e dança teatral no estilo Bob Fosse, ilustre diretor/coreógrafo de clássicos filmes e de shows inesquecíveis na Broadway. “O trabalho de Bob Fosse carrega em si uma mágica infantil e, ao mesmo tempo, uma evidente sensualidade em seus números mais adultos. Isso me fez lembrar muito do Brasil, meu país de origem, ao qual retorno para apresentar o espetáculo”, revela André.
A produção de Purpurina é um tributo e showcase do trabalho de Bob Fosse na Broadway, shows de tv Americana e cinema, entre as décadas de 1960 e 1980. O espetáculo apresenta números dos shows e filmes Sweet Charity, Cabaret, Liza with a Z, Pippin, All That Jazz, Dancin, Big Deal e o show criado em sua homenagem, FOSSE.
SOLO
Sozinho no palco, André Quintela dança, atua, canta o repertório de Bob Fosse e também suas composições originais. “A ideia é criar um ambiente mágico, brincalhão e divertido, um mundo quase etéreo”, explica André. Um dos momentos favoritos do artista durante o show é uma participação especial de um espectador da audiência, quando André compartilha o palco com esse espectador. “Há momentos interativos durante o show, mas sempre mantendo uma certa noção da quarta parede do teatro”, comenta.
ANDRÉ QUINTELA
André Quintela é um diretor/coreógrafo e intérprete que começou sua carreira profissional de dança em Boston, trabalhando com uma série de companhias de Ballet Contemporâneo e dança Jazz, como Prometheus, Impulse Dance, Body Language, Ariel, Prizm Ballet, Boston Dance Collective e Margot Parson’s Dance. O dançarino atuou nos palcos de teatro e comerciais de New York City, Las Vegas, e Los Angeles, sendo destaque em espetáculos da Broadway.
O artista também estudou dança indiana, estendendo sua formação aos estilos latinos, especificamente Salsa, que o levou ao cargo de co-diretor/coreógrafo e também performer no espetáculo off-Broadway – Extravaganza. Outros estilos de dança brasileira nos quais é fluente são Forró, Gafieira e Afro-Jazz Brasileiro.
HOMENAGEM
Como forma de homenagear sua cidade natal, rever amigos e reunir a classe artística, André Quintela disponibilizará gratuitamente a entrada para o espetáculo. Os ingressos estão disponíveis para serem retirados na bilheteria do Centro Cultural Usiminas, de terça à sábado, de 13h às 20h, também no site do Sympla.com . No dia do evento, os ingressos poderão ser retirados na bilheteria no Teatro Zélia Olguin, a partir das 17h.
SERVIÇO
PURPURINA
Data: 6 de novembro, às 19h
Duração: 60min
Ingressos: entrada gratuita
Teatro: Zélia Olguin
Endereço: Av. Itália, 1890
Tel: 31 3825-1670
FICHA TÉCNICA
Idealização e performance: André Quintela
Direção artística: André Quintela
Co-direção artística: Claudio Tovar
Figurinos e Identidade Visual: Eddie Sylvia
Supervisor de Palco: Erico Lima
Luz: Tales Alvo
Mixagem das bases (som): Adair Cesar
Fotos: Nilmar Lage
Videos: Homero Ceolin