Nacionais

Aumento na energia pode chegar a 26%

BRASÍLIA – As revisões tarifárias extraordinárias, que serão aplicadas a partir de março às distribuidoras de energia elétrica, podem chegar a 26% para as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Isso porque, além do valor das cotas da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), que devem ter peso de 19,97%, há o impacto do aumento das tarifas da usina de Itaipu, calculado em cerca de 6%.

Segundo o diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Romeu Rufino, há outros fatores que podem impactar as revisões, tanto para mais como para menos. “Cada empresa tem a sua cota de Itaipu, e a CDE é proporcional ao mercado”, explicou. Ele também lembrou que haverá uma audiência pública para debater os valores finais da CDE.
As distribuidoras do Norte e Nordeste terão aumentos menores, já que os consumidores dessas regiões não recebem a energia de Itaipu. Além disso, o impacto da CDE no Norte e Nordeste será de apenas 3,89%.

De acordo com Rufino, os reajustes das tarifas de energia que ocorrerem no segundo semestre do ano deverão ser menores do que os que já começaram a ser aplicados pela Aneel. Segundo ele, depois que as revisões extraordinárias forem aplicadas e houver a revisão dos índices de bandeiras tarifárias, os aumentos da conta de luz baixarão para patamares menores.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com