Cidades

Aula inaugural recepciona alunos do Pronatec EJA

IPATINGA – A Prefeitura Municipal e o Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) realizaram na segunda-feira (14), a aula inaugural para os alunos dos cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), voltados para turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Este é mais um passo importante da Prefeitura na concretização da implantação do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) em Ipatinga.

Com o auditório completamente lotado, os alunos ouviram atentamente a apresentação sobre o IFMG e o Pronatec, realizado pela técnica em Assuntos Educacionais do IFMG, Jucilane Costa Pimenta. “Além do material didático, os alunos da EJA de Ipatinga receberão uma ajuda de custo. O valor será computado de acordo com a presença dos alunos nas aulas e o repasse equivalente aos dias frequentados”, explica a técnica.

As atividades fazem parte dos investimentos da Administração Municipal no programa da EJA em Ipatinga. A proposta é aliar a educação formal à formação profissional, auxiliar os alunos a superarem as necessidades básicas de aprendizagem e criar oportunidades para aqueles que buscam qualificação para uma vaga no mercado de trabalho.

A expectativa é que o Pronatec EJA contribua também para diminuir a evasão escolar, na maior parte causada pela necessidade dos alunos em se qualificar para conseguir um emprego. As turmas serão voltadas para alunos acima de 15 anos, nas áreas de Recepcionista, Eletricista de Rede, Operador de Caixa, Operador de Supermercado, Inspetor de Qualidade, Porteiro e Vigia.

A aluna Vitória Wellinda Almeida Amaral, de 15, da Escola Municipal Artur Bernardes aprova a iniciativa da Prefeitura e comenta que optou pelo curso de Operador de Caixa. “Não preciso mais procurar outro local para me capacitar agora que a rede municipal oferece a formação profissional junto ao ensino formal”, comemora a estudante.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com