Cidades

Audiência discute modelo de transporte para Ipatinga

IPATINGA – Com o fim do contrato do município com a Autotrans, que vence em novembro deste ano, a Câmara Municipal de Ipatinga deu continuidade a uma série de encontros com o propósito de debater o novo modelo de transporte público para os próximos anos. Realizada na quinta-feira (20), no plenário da Câmara, a audiência pública foi promovida pelo vereador Agnaldo Bicalho (PT) e contou com a presença do deputado federal Nilmário Miranda (PT), dos vereadores Ley do Trânsito (PSD), Lene Teixeira (PT), Roberto Carlos (PT do B) e de representantes da Prefeitura e da sociedade civil.

PLANO DIRETOR

O tema transporte público também ganhou destaque nos últimos meses em razão das discussões do novo Plano Diretor, que será votado este ano e que contemplará, entre outros pontos, a política de mobilidade urbana. E foi justamente o que o presidente da Câmara, vereador Ley do Trânsito (PSD), reiterou ao abrir os debates na quinta-feira.

“Essa é uma discussão importante para a cidade num momento em que o Plano Diretor está sendo discutido por esta Casa. Acredito, portanto, que toda decisão tomada juntamente com a população nos dá muito mais segurança na hora de discutir e votar projetos de lei. E é exatamente esse objetivo que temos ao incentivar a participação popular por meio de audiências públicas como esta”, disse Ley.

O vereador Agnaldo Bicalho reforçou a ideia de se aproveitar o momento e criar um novo parâmetro de transporte público. “Não basta apenas trocar de empresa, temos que trocar de concepção. Este ano teremos a oportunidade de renovar o conceito de transporte púbico”, disse.

DIREITOS SOCIAIS

Agnaldo Bicalho elogiou a presença do deputado Nilmário Miranda, relator da PEC que incluiu o transporte público no rol de direitos sociais presentes na Constituição Federal. “Nilmário é uma pessoa que vem acompanhando o tema já há anos e que vem muito a acrescentar a essa discussão de Ipatinga”.

O deputado, por sua vez, explicou as razões de incluir o transporte público entre os direitos fundamentais. “Milhões de pessoas dependem do transporte para exercer outros direitos sociais fundamentais, como o direito ao trabalho e à saúde. Todo direito depende do transporte”.

Nilmário, que preside na Câmara dos Deputados a Frente Parlamentar pela Reforma Urbana, anunciou que irá chamar os prefeitos de São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador para debater, juntamente com autoridades de Bogotá, cidade colombiana referência em transporte público, soluções para a mobilidade urbana. O resultado desse encontro pode servir como modelo para as demais cidades do país, tal como Ipatinga.


O deputado Nilmário Miranda defendeu o transporte como direito social durante a audiência

 

Comissão Especial decide pedir mais esclarecimentos à Autotrans
IPATINGA
– Os vereadores que integram a Comissão Especial de Transporte se reuniram nesta sexta-feira (21) com a finalidade de resolver questões relacionadas ao transporte público de Ipatinga. A reunião contou com a presença dos vereadores Agnaldo Bicalho (PT), Jadson Heleno (SDD), Nilsin da Transnil (PRTB), Nilton Manoel (SDD) e Roberto Carlos (PT do B).

A concessionária de transporte público (Autotrans) havia entregado à comissão documentos solicitados para análise dos dados que compõem o preço da passagem e outros questionamentos, mas, para os vereadores, as informações não foram suficientes.

De acordo com Assessoria Técnica da Câmara de Ipatinga, que auxilia a comissão, é necessário um acompanhamento mais detalhado da concessionária, já que, após estudos, foi detectada a não conformidade dos resultados apurados, o que despertou a necessidade de uma nova reunião para conferência dos relatórios dos trabalhos realizados pela empresa.

Tendo em vista a carência de informações a respeito dos documentos apresentados e considerando que o contrato vencido foi renovado até novembro de 2014, foi marcada, para o dia 9 de abril, uma reunião com a presença dos consultores da Tecnotrans (empresa contratada pelo município para auxiliar com estudos à nova licitação), da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma) e do Departamento Municipal de Transporte (Detra).

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com