Cidades

Audiência define propostas para melhoria do trânsito no Limoeiro

IPATINGA – A Câmara Municipal realizou audiência pública, no bairro Limoeiro, para discutir questões relativas à mobilidade urbana e especificamente ao trânsito nas regionais 8 e 9 da cidade. O vereador Fabinho do Povo (PSL) foi o autor do requerimento para a reunião, que contou com representantes do Legislativo, associações de moradores, Polícia Militar, Autotrans e da comunidade em geral.

ACIDENTES

Um dos primeiros a se pronunciar, o sub-tenente José Dias de Oliveira, comandante do Pelotão de Trânsito de Ipatinga, destacou que este ano já foram registrados 59 acidentes no Limoeiro. “Não é muito se levar em conta o total de ocorrências em Ipatinga, que foi superior a 4 mil. É alarmante o número de acidentes com vítimas. As estatísticas mostram que o número de acidentes sem vítimas em Ipatinga é bem maior do que os acidentes com vítimas, mas no Limoeiro esta realidade se inverte e as ocorrências com vítimas são maioria”. Em 2013, foram 23 acidentes no
Limoeiro apenas com danos materiais e 36 com vítimas.

Conforme o sub-tenente Dias, o grande fluxo de veículos na avenida José Anatólio Barbosa, que é estreita, é outro problema. Nos finais de semana o movimento aumenta por causa do Clube Parque das Cachoeiras. O Limoeiro possui um centro comercial movimentado, que atende a várias outras localidades, como Barra Alegre, Morro Escuro, Tribuna e Ipaneminha.

SEM CUSTO

Cláudio Osmar Madeira, presidente da Associação dos Moradores do Limoeiro, afirmou na audiência pública que a entidade já protocolou na Prefeitura uma proposta que não gera nenhum custo para Prefeitura e tampouco para a sociedade. “Nossa sugestão seria que todos os veículos que vêm do centro, mesmo que passem pelo Vila Formosa, cheguem na pracinha do Limoeiro e sigam para onde quiserem. Para isso, é necessário que os ônibus da Autotrans subam a avenida Deusemim Januário e desçam a José Anatólio, num sistema de circular, para não prejudicar os usuários”.

Segundo Cláudio Madeira, já foi feito um teste na avenida Deusemim Januário, também chamada de avenida Sanitária, e não funcionou porque foi estabelecido apenas um ponto na Chácaras Madalena e outro na praça do Limoeiro. “Quem morava em lugares intermediários tinha que andar muito a pé”, explicou o presidente da associação de moradores.

PROPOSTAS
O vereador Fabinho do Povo disse que a audiência pública realizada no Limoeiro cumpriu o objetivo de ouvir os anseios da comunidade. Ele lamentou a ausência de representantes do Poder Executivo no evento. “Infelizmente, a prefeita não compareceu e não mandou representante, por isso nos faltou informações sobre a disponibilidade de verbas para alterações no sistema viário. Trata-se de um descaso com a nossa gente”.

De acordo com o vereador, foram retiradas duas propostas da audiência. “Na primeira, os ônibus que chegam ao Limoeiro entrariam pela rua Cereja e seguiriam até a avenida Deusemim Januário. Ao chegarem à praça central do bairro, voltariam pela avenida José Anatólio Barbosa, passariam novamente pela rua Cereja e avenida Deusemim até o ponto final. A José Anatólio seria contramão para quem transita no sentido centro-bairro no trecho entre a Padaria do Patrão até o antigo bar do Nestor”.

Conforme Fabinho do Povo, a segunda proposta estabelece mão dupla na avenida Deusemim Januário, o que seria uma opção a mais para os moradores do Barra Alegre. Neste caso não haveria mudanças na avenida José Anatólio Barbosa e no sistema de transporte coletivo.

“Foi formada uma comissão composta por representantes das associações de moradores dos bairros que formam as regionais 8 e 9 para encaminhar as duas propostas à PMI, que deverá fazer uma simulação delas. Toda a comunidade conta com a sensibilidade da prefeita Cecília Ferramenta. O Legislativo e a sociedade fizeram sua parte, agora contamos com o Executivo”, finalizou .

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com