Seis jovens talentos do esporte ipatinguense garantiram vaga para participar dos Jogos da Juventude ou dos Jogos Escolares Brasileiros (JEB’s) graças ao bom desempenho na etapa estadual
IPATINGA – A cidade mais uma vez mostrou que é um celeiro de grandes atletas e que o incentivo ao esporte tem feito a diferença na revelação de novos talentos. Durante participação na etapa estadual II dos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG) 2025, realizada de 11 a 17 de agosto, nas cidades de Araguari e Uberlândia, os representantes ipatinguenses brilharam e subiram ao pódio várias vezes.
Os representantes de Ipatinga voltaram para casa com 28 medalhas, sendo 11 de ouro, cinco de prata e 12 de bronze. As conquistas foram alcançadas nas modalidades de judô, natação e atletismo.
O secretário municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Carlão Oliveira, parabenizou os atletas, famílias, técnicos e instituições envolvidos nessa jornada. “Cada conquista é fruto de muito esforço, dedicação e trabalho em equipe. Ipatinga tem se consolidado como uma cidade que investe e acredita no poder transformador do esporte. Temos apoiado e incentivado nossos atletas por meio de diversos programas, projetos e iniciativas, porque acreditamos que o esporte forma cidadãos, abre oportunidades e projeta nossa cidade para além das quadras e pistas. Estamos muito orgulhosos desses jovens talentos e do futuro que eles estão construindo”, ressaltou.

JOGOS BRASILEIROS
Graças à desenvoltura alcançada na competição, seis jovens talentos conquistaram a oportunidade de participar de competições em nível nacional: Jogos Escolares Brasileiros (JEB’s) e Jogos da Juventude.
Isabella Brasil, de 17 anos, estudante da Escola Estadual Nilza Luzia de Souza Butta, competiu pelo atletismo e conquistou três medalhas: 1º lugar no pentatlo, no revezamento 4×400 (prova em equipe) e o 3º lugar no salto em altura. A jovem atleta está feliz em poder representar Ipatinga e almeja a carreira profissional.
“É o meu sonho, eu acordo diariamente pensando nisso, em como eu posso ser melhor e quem sabe um dia sair do atletismo amador para o profissional, para o alto rendimento, novas competições, talvez até internacionais. Então é um sonho, mas que eu faço de tudo para poder realizar”, declarou.
IMPORTÂNCIA DO ESPORTE
A professora Thauana Malaquias, que treina parte dos atletas do atletismo da Usipa, ressalta a importância do esporte para a formação desses jovens, contribuindo para o futuro deles e dos adultos que vão se tornar.
“A gente pensa não só hoje como atleta, mas futuramente, porque uma das nossas exigências é também na escola: ir bem na escola para se tornar cidadãos de bem e futuros profissionais das áreas que escolherem. Trabalhamos disciplina, educação, principalmente em todas as áreas. Temos vários relatos dos pais, que nos mandam mensagens agradecendo a transformação que os filhos têm dentro de casa, no respeito, nas disciplinas, nos estudos e, consequentemente, trazem isso para a vida esportiva e pessoal deles.”
JUDÔ
Ana Júlia Ribeiro dos Santos, de 16 anos, do Judô e estudante do Pilar Instituto de Educação, foi medalha de ouro no JEMG e fala da expectativa e da alegria em representar Ipatinga. “Eu estou ansiosa, animada. Os Jogos da Juventude são uma competição que abre portas para muitas oportunidades, inclusive fora do país. Espero ter um bom resultado, e vou treinar bastante para isso”, declarou.
ATLETISMO
Pétrick Gessé, de 13 anos, da Escola Municipal Deolinda Tavares Lamego, garantiu ouro nos 50 metros livre e bronze nos 100 metros livre, e já se prepara para o JEB’s. “Estou bastante ansioso e vou tentar intensificar ao máximo os treinos para chegar lá e dar o meu melhor. Estou muito orgulhoso de representar nossa cidade”, afirmou.
Vão representar Ipatinga em competições nacionais os seguintes atletas:
• Isabella Brasil, 17 anos (atletismo) – Jogos da Juventude
• Miguel Costa Cruz, 13 anos (atletismo) – Jogos Escolares Brasileiros (JEB’s)
• Raissa Estefani Fernandes dos Santos, 16 anos (atletismo) – Jogos da Juventude
• Kaleb Eduardo Santiago Madeira, 15 anos (atletismo) – Jogos da Juventude
• Ana Júlia Ribeiro dos Santos, 16 anos (judô) – Jogos da Juventude
• Pétrick Gessé, 13 anos (natação) – Jogos Escolares Brasileiros (JEB’s)