IPATINGA – O Instituto Usiminas realiza na próxima semana, entre os dias 9 e 13 de dezembro, o Ateliê Aberto – Do Papel à Forma, uma atividade educativa que propõe ao público uma imersão criativa a partir da exposição Fundamento, do artista Jorge dos Anjos. As oficinas ocorrem de maneira gratuita na Galeria do Centro Cultural Usiminas, das 13h às 17h, sem a necessidade de agendamento prévio. A atividade é patrocinada pela Usiminas, por meio da Lei Rouanet de Incentivo a Projetos Culturais.
INSPIRAÇÃO
Inspirado no processo artístico de Jorge dos Anjos, conhecido por transformar aço, pedra e madeira em esculturas de forte carga simbólica, o ateliê convida os participantes a explorar um material distinto, porém igualmente expressivo: o papel. A proposta é experimentar sua materialidade por meio de dobraduras, cortes, encaixes e composições que estimulam o gesto, a leveza e o equilíbrio.
A ação inclui uma breve apresentação sobre a trajetória e os métodos do artista, além da demonstração de técnicas utilizadas nas maquetes de suas obras. Cada visitante poderá desenvolver sua própria criação, refletindo sobre como diferentes materiais podem revelar ideias, memórias e emoções.
APROXIMAÇÃO
O Ateliê Aberto é mais uma iniciativa que busca aproximar o público de expressões artísticas em cartaz na Galeria do Centro Cultural Usiminas, despertando sensibilidade, criatividade e consciência estética. Neste ano, outras duas oficinas revisitaram grandes mostras que ficaram em cartaz no espaço: Anne Frank — Uma História para Hoje e Retratistas do Morro, de João Mendes.
“É com muita alegria que fechamos a temporada 2025 do Ateliê Aberto com uma atividade inspirada na exposição Fundamento, do Jorge dos Anjos. Essa é uma experiência que cria memórias em família, desperta curiosidade sobre a produção artística e aproxima a comunidade das atrações que trazemos gratuitamente aos nossos espaços”, explica Penélope Portugal, diretora do Instituto Usiminas.
SERVIÇO
Ateliê Aberto – Do Papel à Forma
Local: Galeria do Centro Cultural Usiminas
Data: 9 a 13 de dezembro de 2025
Horário: 13h às 17h
Duração: 1h15



